Jornal Correio Braziliense

Economia

Alta do PIB interrompe mais longa recessão da história, diz Planejamento

Para Dyogo Oliveira, resultado do PIB reflete ações do novo governo nos últimos 12 meses

O dado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2017, na comparação com os três trimestres imediatamente anteriores está sendo motivo de comemoração pelo governo de Michel Temer. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, também demonstrou otimismo com o resultado.

[SAIBAMAIS];O PIB do primeiro trimestre apresentou crescimento de 1%, interrompendo a mais longa recessão da história econômica recente do País. É importante ressaltar que este resultado reflete um conjunto de ações de política econômica que tem sido implementado nos últimos doze meses e, em particular, o avanço das reformas econômicas no Congresso;, disse o ministro, em nota divulgada nesta quinta-feira (1/06).

Na avaliação de Oliveira, recuperação do PIB é explicada pela expansão, pelo lado da oferta, do setor agrícola, que deu um salto de 13,4%, acima das previsões do mercado. Além disso, o lado da demanda, também impulsionou a produção nacional pelo setor externo, com alta de %2b4,8% nas exportações. Ele destacou que o crescimento da indústria, de 0,9%, da recuperação do setor de serviços, que saiu de uma taxa negativa de 0,7% no trimestre anterior para uma taxa neutra, mostrou recuperação ;três setores agregados da economia;.

;Esse PIB se soma a outros números positivos que demonstram que a recuperação econômica está em curso e que terá continuidade nos próximos trimestres;, concluiu a nota.