Economia

IBGE: indústria tem primeira alta no ano, mas perfil do setor é errático

Ainda assim, a interpretação do cenário da indústria em abril é de incerteza. André Macedo, gerente de Indústria do IBGE, classificou como "errático" o comportamento da indústria em abril

Antonio Temóteo
postado em 02/06/2017 11:04
Após três meses consecutivos sem registrar crescimento, a produção industrial teve alta de 0,6% em abril, conforme dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE). O primeiro resultado positivo do ano para o setor foi impulsionado pelos segmentos farmacêutico, com expansão de 19,8%, de veículos, com elevação de 3,4%, e de produtos derivados de petróleo, que avançou 2%.

Apesar da melhora, no acumulado do ano o resultado é negativo em 0,7% e nos últimos 12 meses encerrados em abril a retração é de 3,6%. O gerente de Indústria do IBGE, André Macedo, explicou que ainda não está claro se o setor voltará a crescer de maneira sustentável porque o comportamento do segmento tem sido ;errático;. ;O setor industrial permanece muito longe dos seus patamares históricos. E opera 19,8% do pico, alcançado em junho de 2013. Há um distanciamento importante;, destacou.

A indústria opera, conforme Macedo,em patamar de janeiro de 2009 e isso ocorre diante da ociosidade do parque industrial, da retração da demanda, do desemprego em alta. ;Não há uma trajetória definida para a indústria. Há um campo importante para recuperar;, afirmou.

O resultado só não melhor em abril porque o segmento extrativo mineral recuou 1,4% entre março para abril e acumula queda de 2,9% nos últimos três meses. A retração foi influenciada, explicou Macedo, porque que paradas programadas de plataformas de petróleo ocorreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação