Economia

JBS também é investigada por criadores de gado norte-americanos

Irmãos Joesley e Wesley Batista estão "refugiados" nos Estados Unidos

Rosana Hessel
postado em 10/06/2017 08:00
Os donos da JBS são alvo não somente de consumidores brasileiros que boicotam as marcas do grupo J, como Friboi, Seara, Havaianas, Massa Leve e Vigor, entre outras, após a delação premiada que atingiu o governo de Michel Temer. Os irmãos Joesley e Wesley Batista também terão que lidar com denúncias feitas por criadores de gado norte-americanos ao governo dos Estados Unidos, onde a família está ;refugiada; com aval da Justiça brasileira.

A Ranchers-Cattlemen Action Legal Fund, United Stockgrowers of America (R-Calf-Usa), que se denomina ;a maior associação de comércio de gado nos Estados Unidos;, enviou, no último dia 7, uma carta de 11 páginas ao presidente Donald Trump solicitando ;uma investigação completa e uma ação rigorosa em matéria de fiscalização antitruste na sequência do desdobramento de denúncias de corrupção contra a JBS;.

O documento também foi encaminhado ao presidente do Comitê Judicial do Senado, Charles Grassley, ao procurador-geral, Jeff Sessions, e ao secretário de Agricultura, Sonny Perdue. A entidade acusa o frigorífico brasileiro de violar as regras antitruste e de adotar comportamentos ilegais ;que ameaçam a segurança alimentar doméstica;.

A R-Calf também informou, ontem, que fez uma denúncia ao Departamento de Agricultura dos EUA contra a JBS e a Cargill, que vendeu sua unidade de suínos para o frigorífico brasileiro. Nessa denúncia, as duas empresas são acusadas de se envolverem em ;conduta imprópria, prejudicando agricultores familiares e fazendeiros;. A entidade afirma ainda que a JBS manipulou os preços no mercado bovino entre 2015 e 2016.

Imagem


Procurada, a JBS não comentou o assunto. Fontes do mercado contam que o constrangimento dos donos já é visível em solo americano. A matrícula de um dos filhos de Joesley teria sido recusada em uma famosa escola de Nova York, a Avenue, que custa US$ 45 mil por ano. ;A imagem do grupo está bastante prejudicada no Brasil e no exterior, mas o pior serão os processos dos acionistas minoritários nos EUA, que devem começar em breve;, alertou José Carlos Hausknecht, sócio da MB Agro.

Enquanto as denúncias contra a JBS aumentam, crescem as dificuldades financeiras do grupo que fechou um acordo de leniência com o Ministério Público para pagar uma multa de R$ 10,3 bilhões em 25 anos. A companhia chegou a reclamar que estava sofrendo ;retaliações; do governo nas negociações de empréstimo com a Caixa Econômica Federal. Em nota, a Caixa negou a informação. ;As análises e posicionamentos no âmbito da Caixa situam-se exclusivamente na esfera técnica e buscam preservar, sempre e apenas, o interesse da instituição;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação