Economia

Saúde tem mais de 18 mil vagas no país; saiba onde se candidatar no DF

Crescimento de redes de atendimento, expansão de serviços e aumento da demanda por conta do envelhecimento da população garantem a criação de postos no setor

Marlla Sabino*, Andressa Paulino*
postado em 13/06/2017 06:02
A psicóloga Meryellen Vieira conseguiu voltar ao mercado ao adaptar seu conhecimento em recuros humanos para o ramo hospitalar

Enquanto a crise econômica destruiu postos de trabalho no país e expulsou mais de 14 milhões de brasileiros do mercado, o setor de saúde vai bem. De acordo com dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), houve acréscimo de 0,6% no emprego, em abril deste ano, em relação aos números de janeiro, o que representa 20.972 novos postos de trabalho em três meses. Atualmente, 3,4 milhões de pessoas têm empregos, diretos ou indiretos, na cadeia de saúde suplementar.

No Sistema Nacional de Emprego (Sine), há 18.859 vagas em todo o Brasil na área de saúde. O setor possui o dobro de oportunidades do que o segmento de construção (9.678) e o triplo de serviços domésticos (6.067). ;O mercado de saúde só cresce ao longo dos anos. Percebemos isso com a expansão de serviços;, explicou a gerente de Recursos Humanos da regional DF da Rede D;Or, Flórence Fernanda Costa. Além de novas admissões, o setor de redes de saúde repõe funcionários com frequência. ;De janeiro a abril, já contratamos, em média, 85 pessoas;, afirmou.

Leia mais notícias em Economia

Com o crescimento das redes de saúde, surgem oportunidades para quem quer se restabelecer no mercado, como fez a psicóloga Meryellen Aleixo Vieira, 32 anos. Sem emprego havia seis meses, ela voltou à ativa como analista de recrutamento e seleção do hospital Santa Helena. ;Eu era consultora interna de Recursos Humanos em uma empresa na área da construção civil e já estava no emprego havia um ano e três meses. Mas, por conta da crise, a empresa diminuiu o quadro de funcionários e meu cargo acabou sendo extinto; contou.

Com as contas domésticas apertando, Meryellen viu que seria necessário abrir o leque para conseguir um emprego. ;Comecei a procurar vagas de RH e cadastrei meu currículo diversas vezes. Quando vi a vaga no hospital, percebi que estava dentro do meu perfil, me candidatei e fui chamada para a entrevista;, relembrou. ;Acredito que a minha formação, o fato de eu ter feito curso superior, foi essencial para conseguir o emprego;, afirmou.

Segundo Meryellen, ter trabalhado em outras áreas também ajudou a realçar suas qualidades. ;Eu sempre atuei em áreas diferentes, então isso foi um ponto positivo. Pelo meu currículo dá para perceber que consigo me adaptar em vários ramos, apesar de nunca ter trabalhado na área hospitalar;, avaliou.

Para o diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar, José Cechin, o desempenho do setor está impedindo que a taxa de desemprego seja mais alta no Brasil. Ele explicou que fatores como o envelhecimento da população contribuem para o aumento da demanda por serviços de saúde. ;A longo prazo, o número de vagas vai crescer ainda mais. Apesar da queda de beneficiários de planos de saúde, vemos o aumento de procedimentos, o que demanda profissionais e cria novas oportunidades de emprego;, argumentou.

Potencial
O médico Istênio Pascoal, doutor em nefrologia e diretor administrativo do Centro Brasiliense de Nefrologia & Diálise, acredita no potencial de crescimento. Sócio de uma clínica que trata de problemas renais em Brasília, ele se prepara para abrir mais duas unidades. ;O serviço de saúde, seja privado ou público, tem que se aperfeiçoar e ampliar a capacidade de atendimento, pois a demanda é crescente. A necessidade é contínua, o que nos possibilita crescer em empregos;, afirmou. O plano de expansão vai triplicar o quadro de funcionários da empresa: hoje são 50 colaboradores; em dois anos, serão 150.

* Estagiárias sob supervisão de Simone Kafruni

Vagas no Distrito Federal na área de saúde

Hospital Santa Marta
; Técnico de Enfermagem: 4 vagas
; Auxiliar Administrativo (PCD): 3 vagas
; Enfermeiro: 4 vagas
Para se candidatar: Na opção ;Trabalhe Conosco; no site www.hospitalsantamarta.com.br

Laboratório Exame
; Técnico em Análises Clínicas: 3 vagas
; Especialista em Imagem: 1 vaga
; Recepcionista: 14 vagas
; Recepcionista Líder: 2 vagas
; Assistente de Coleta: 2 vagas
; Técnico de Coleta: 8 vagas
; Para se Candidatar: Cadastre o currículo pelo site www.vagas.com.br/exame
Visão Institutos
No próximo mês, contratará 16 pessoas para serviços comerciais, de recepção e administrativos.
Para se candidatar: trabalheconosco@visaoinstitutos.com.br

Hospital Anchieta
; Técnico em Enfermagem: 3 vagas
; Médico do Trabalho: 1 vaga
; Assistente de Faturamento: 1 vaga
; Analista de Qualidade: 2 vagas
; Consultor de Sistemas: 1 vaga
; Analista de Pessoal: 1 vaga
; Psicólogo Clínico: 1 vaga
; Para se candidatar: Na opção ;Trabalhe Conosco; no site www.hospitalanchieta.com.br

Rede D;Or
Há vagas abertas para serviços assistenciais (enfermeiros e técnicos em enfermagem) e nas áreas administrativas e de faturamento nos três hospitais no Distrito Federal. Para se candidatar: selecao@hsl.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação