Economia

Maia autoriza obra no último trecho de transposição do Rio São Francisco

A obra já havia sido autorizada pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia

Agência Estado
postado em 20/06/2017 18:06
O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizou nesta terça-feira (20/6) a contratação de um consórcio para a construção do último trecho das obras de transposição do Rio São Francisco, no Ceará, o Eixo Norte. Em um gesto de "deferência" ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Maia assinou o documento no gabinete do peemedebista. O ministro Helder Barbalho (Integração) também participou do encontro.

Eunício foi um dos principais articuladores pela retomada das obras, autorizada no último sábado (17/6) pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Na semana passada, ele chegou a se reunir com Cármen e governadores da região Nordeste para apelar pela liberação. De acordo com o presidente do Senado, os trabalhos na região serão reiniciados na próxima segunda-feira (26/6) e a expectativa é de que sejam finalizados até janeiro de 2018.

As obras, inicialmente realizadas pela construtora Mendes Júnior, estavam paradas desde abril deste ano por determinação do Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF-1). A construtora havia desistido da empreitada após se envolver no escândalo de corrupção nos contratos da Petrobras. O TRF-1, no entanto, paralisou o processo de licitação para contratação das obras, atendendo a alegações de uma das concorrentes na disputa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação