Economia

Temer viaja para cúpula do Mercosul com a bandeira de resgatar ideais

Na Argentina, peemedebista defenderá a conclusão de acordos comerciais e a abertura de novas frentes com novos países e grupos

Rosana Hessel
postado em 19/07/2017 19:58
O presidente Michel Temer embarca, na tarde de amanhã, 20 de julho, para Mendoza, na Argentina, onde participará, no dia 21, da 50; Cúpula do Mercosul, defendendo o resgate do ideário original do bloco.
Atualmente, o país vizinho preside o Mercosul e, no encontro, o Brasil assumirá a batuta ao longo do segundo semestre do ano. No evento, peemedebista anunciará as prioridades do país na presidência rotatória do grupo. ;(O presidente) Enfatizará a importância de concluir-se o acordo sobre compras governamentais; a continuidade da eliminação de barreiras ao comércio entre os sócios, a harmonização de normas técnicas e o monitoramento atento da situação na Venezuela;, disse o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.


De acordo com Parola, Temer pretende destacar o compromisso do Brasil com o resgate do ideário original do Mercosul, que é a ;vocação para a integração econômico-comercial e para o fortalecimento da democracia e da defesa e promoção dos direitos humanos na região;.

Temer também pretende destacar que espera que as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) seja concluído ;o quanto antes;. O porta-voz também destacou que o presidente ;assegurará a mesma forma, a atenção da presidência brasileira para as negociações com a Associação Europeia de Livre Comércio, integrada por Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein;. Outras frentes de diálogo serão destacadas, como com o Canadá e com países asiáticos e fez questão de destacar a Aliança do Pacífico, do qual os Estados Unidos acabou abandonando.

;O presidente atribui, ainda, especial relevância ao movimento de aproximação do Mercosul com os países da Aliança do Pacífico, o que constituirá outra prioridade da presidência brasileira;, destacou. Temer retornará ao Brasil na tarde de sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação