Para saber se teve a declaração liberada, basta acessar a página da Receita ou ligar para o Receitafone 146. No site, pelo serviço e-CAC, é possível ver o extrato da declaração. Se houver inconsistências, o contribuinte pode retificar os dados. Há ainda a opção de consultar o lote por aplicativo para tablets e smartphones. A restituição ficará disponível no banco durante um ano.
Se o contribuinte não resgatar no prazo, terá de fazer um requerimento por formulário eletrônico ou no e-CAC. Caso o valor não seja creditado, o usuário deve ir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para o telefone 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito.
Em tempos de crise, a primeira providência, quando a restituição do IRPF entrar na conta, em 15 de agosto, deve ser separar uma parte para os compromissos imediatos. Se o dinheiro for direcionado para quitar dívidas, a prioridade deve ser as que cobram juros mais altos como de cartão de crédito, empréstimos em bancos ou financeiras e cheque especial.