Jornal Correio Braziliense

Economia

Meirelles diz que setembro será bom momento para avaliar meta fiscal

Atualmente, a meta fiscal para 2017 é de um déficit primário de R$ 139 bilhões. No primeiro semestre, o resultado ficou negativo em R$ 56,092 bilhões, segundo dados divulgados em julho pelo Tesouro Nacional.


;Nós estamos discutindo este assunto, qual é a alternativa, exatamente porque este relatório atual não é um relatório adequado, não é um relatório que serve ao país, porque ele é excessivamente permissivo, generoso com devedores, isto incentiva inclusive empresas a não pagar imposto, o que é péssimo para a população como um todo;.

Mais cedo, em Brasília, Meirelles, disse que o governo articula a apresentação de um novo relatório na Câmara dos Deputados modificando o projeto do Refis. A ideia, segundo o ministro, é que o novo entendimento seja apresentado por um deputado da base aliada ao governo.

Reformas
O ministro da Fazenda voltou a dizer que o governo pretende realizar as principais reformas, entre elas a previdenciária, até o final do ano. Meirelles ressaltou que não vê a reforma política como empecilho no processo e prevê que ela seja votada dentro de um pouco mais de 30 dias.

;Não acredito que reforma política vá atrapalhar o calendário do governo. O que nós esperamos é que, até este ano, nós concluamos o ciclo de reformas;, disse. ;A reforma política ela tem prazos importantes e relativamente curtos para ter validade em 2018. Ela deverá ser decidida rapidamente e ser votada nos próximos pouco mais de 30 dias;, disse.