Jornal Correio Braziliense

Economia

Brasil e China assinam acordos para Belo Monte e energia nuclear

Temer vem intensificando a busca por investimentos chineses desde que assumiu a presidência e disse que sua delegação de 19 membros demonstra a prioridade que ele dá para as relações com o país asiático

Os acordos incluem o licenciamento da Fase 2 da Usina de Belo Monte, um acordo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Sinosure para dar garantias a investidores chineses no Brasil e o financiamento e a construção de um terminal no porto de São Luís.

Temer vem intensificando a busca por investimentos chineses desde que assumiu a presidência e disse que sua delegação de 19 membros demonstra a prioridade que ele dá para as relações com o país asiático. "O Brasil é um parceiro cooperativo de primeira linha para a China", afirmou Xi. "A relação de Brasil e China tem significado estratégico global, e os dois países devem aprofundar sua cooperação e seguir em frente em harmonia", complementou.
O gigante asiático está em busca de mercados para escoar sua produção industrial excedente. Além de temas econômicos, Xi disse que quer transformar a China numa potência do futebol internacional e que espera ver o país sediar uma Copa do Mundo.

[SAIBAMAIS]Nesta sexta-feira, após ser divulgado o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que registrou expansão de 0,2% da economia do Brasil no segundo trimestre, Zhang Run, o vice-diretor-geral do Departamento de Assuntos da América Latina e do Caribe da China, disse à imprensa que a economia brasileira está "de volta aos rumos", afirmando que a relação dos países "resistiu ao teste de mudança das circunstâncias".

O comércio entre as duas nações cresceu mais de 30% nos primeiros sete meses deste ano, disse Zhang, assinalando que o investimento de mais de 30 bilhões de dólares no Brasil fazer do país "o destino número um dos investimentos da China na América Latina. Zhang ainda afirmou que a China recentemente se tornou o maior mercado de exportação de carne brasileira, apesar do escândalo de adulteração e corrupção no setor, desencadeado pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal.