Economia

Até dezembro, DF deve ter 3,9 mil oportunidades de trabalho temporário

Expectativa é de que 374 mil pessoas consigam uma vaga no país nos próximos quatro meses. Segundo pesquisa da Fecomércio-DF, 3,9 mil terão oportunidade em lojas até o fim do ano

Andressa Paulino*, Marlla Sabino - Especial para o Correio
postado em 05/09/2017 06:00


Conseguir uma chance no mercado de trabalho, mesmo que temporária, é o sonho dos brasileiros que amargam o desemprego. A demanda das festas de fim de ano aquece a indústria e o comércio, que devem ser responsáveis por contratar 374 mil pessoas, entre setembro e dezembro, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Mesmo que a temporada de contratações esteja no início, já há oportunidades no Distrito Federal. Pelo levantamento do Correio, 105 vagas temporárias estão abertas.
[SAIBAMAIS]A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) é que, até dezembro, 3,9 mil pessoas consigam um emprego temporário, 100 a mais do que em 2016. ;Ano passado, tivemos um ano muito fraco. Temos sinais de melhora, mas ainda vamos demorar para atingir os números de anos atrás;, afirmou Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF.

Para a diretora Regional da Asserttem no DF, Mara Bonafé, a melhora nas expectativas ocorreu devido à retomada da confiança dos empresários nos sinais de recuperação da economia. ;Nos últimos meses, por conta do cenário econômico, houve reduções drásticas no quadro de funcionárioa. Mas é esperado que haja aumento nas vendas e, por isso, crescerá a procura por trabalhadores temporários, uma alternativa para atender a demanda;, argumentou.

As contratações começam neste mês, pois a indústria precisa de mão de obra para suportar o aumento da demanda das lojas. As principais empregadoras serão as fabricantes de bens de consumo, como vestuário, brinquedos, alimentos e bebidas, como a Brasal Refrigerantes, que empregará 40 pessoas, para funções comerciais e na linha de produção, em outubro. (veja quadro). Já nos últimos dois meses do ano, são shoppings, supermercados e comércio de rua que precisam de reforço no pessoal.
Expectativa é de que 374 mil pessoas consigam uma vaga no país nos próximos quatro meses. Segundo pesquisa da Fecomércio-DF, 3,9 mil terão oportunidade em lojas até o fim do ano

Recolocação


Em meio às dificuldades para conseguir um emprego, brasileiros agarram as vagas temporárias para conseguir se recolocar no mercado. Foi o que aconteceu com Bruna Gomes, 23 anos, no ano passado. Depois de um mês sem trabalhar, as festas de fim ano abriram portas para a vaga de vendedora. Preocupada com as contas de casa e as mensalidades da faculdade, ela entregou currículos em várias lojas. ;Em dezembro, chamaram-me para trabalhar por três meses em uma loja;, contou.

Mas, após o período determinado no contrato, Bruna conseguiu ser efetivada. ;Viram que estavam precisando de funcionários e me perguntaram se eu queria o emprego. Estou na loja até hoje. Acho que me identifiquei com o perfil, por ser venda de roupas;, afirmou.

De acordo com a Asserttem, 8 mil vagas temporárias podem se tornar efetivas neste ano em todo o país. O professor da Universidade de Brasília (UnB) Jorge Fernando Valente de Pinho, especialista em Recursos Humanos, afirmou que o grande segredo para conseguir transformar a oportunidade em uma colocação fixa é se destacar entre os outros funcionários. ;Tem que ser o mais capaz, interessado, desprendido e focado. Mostrar que tem bom relacionamento com o público e com a equipe;, aconselhou.

Além de ser uma luz no fim do túnel para quem está sem emprego, as vagas temporárias são boas oportunidades para quem quer ter a primeira experiência de trabalho. A expectativa é que 16 mil vagas sejam destinadas para jovens nessa situação. ;É muito difícil conseguir um emprego com a carteira em branco. Essa oportunidade é valiosa para adquirir experiência, referência;, apontou Rodolfo Peres Torelly, especialista em mercado de trabalho. Para quem vai se candidatar a uma vaga, a disponibilidade de dias e horários pode ser um fator determinante para a contratação, pois o varejo funciona em turnos maiores, devido à proximidade das festas de fim de ano.

* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação