Economia

Aumento do consumo tem sido determinante, diz Ilan

"O declínio rápido da inflação trouxe um acréscimo ao poder de compra da população, ajudando a explicar a recuperação liderada pelo consumo", disse

Agência Estado
postado em 14/10/2017 21:16

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou hoje, durante evento em Washington, nos Estados Unidos, que o crescimento do consumo tem sido determinante para economia brasileira. "O declínio rápido da inflação trouxe um acréscimo ao poder de compra da população, ajudando a explicar a recuperação liderada pelo consumo", disse. "Este é um movimento mais sólido que os vistos no passado recente, já que vem de um - mais provável - crescimento permanente de renda e de redução do endividamento das famílias nos últimos anos."

Citando dados recentes, Ilan afirmou ainda que o desemprego também começa a recuar no País. Segundo ele, essa recuperação da economia se deve à reorientação da política econômica. "Não obstante o acréscimo no poder de compra e a recuperação do consumo, a recuperação do investimento é a chave para criar crescimento sustentável no médio e longo prazo", disse Ilan. "Os esforços do governo na infraestrutura e privatização são importantes para o crescimento sustentável."

O presidente do BC afirmou ainda que o Brasil vem realizando importantes reformas microeconômicas - "incluindo a reforma da educação" - visando aumentar a produtividade e o crescimento econômico no longo prazo. Ele também voltou a destacar, em um evento público, o sucesso do governo nos leilões de quatro usinas hidrelétricas no fim de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação