Economia

Dívida faz mal à saúde mental dos inadimplentes, aponta pesquisa

Pesquisa re­a­li­za­da pe­lo SPC e pe­la CN­DL com con­su­mi­do­res inadim­plen­tes em to­do o país mos­tra que o en­di­vi­da­men­to cau­sa pro­ble­mas co­mo an­si­e­da­de, an­gús­tia e bai­xa au­to­es­ti­ma

Isabella Souto/Estado de Minas
postado em 20/10/2017 08:29
Pesquisa re­a­li­za­da pe­lo SPC e pe­la CN­DL com con­su­mi­do­res inadim­plen­tes em to­do o país mos­tra que o en­di­vi­da­men­to cau­sa pro­ble­mas co­mo an­si­e­da­de, an­gús­tia e bai­xa au­to­es­ti­ma
Não é ape;nas o bol;so dos bra;si;lei;ros que es;tá so;fren;do com a cri;se eco;nô;mi;ca: os efei;tos do en;di;vi;da;men;to che;ga;ram com for;ça na men;te de;les. Pes;qui;sa rea;li;za;da pe;lo Ser;vi;ço de Pro;te;ção ao Cré;di;to (SPC Bra;sil) e pe;la Con;fe;de;ra;ção Na;cio;nal de Di;ri;gen;tes Lo;jis;tas (CN;DL) mos;tra que 69% dos con;su;mi;do;res inadim;plen;tes es;tão mais an;sio;sos ; um cres;ci;men;to de no;ve pon;tos per;cen;tuais em re;la;ção ao ano pas;sa;do. E não é só: uma ou;tra sé;rie de sen;ti;men;tos vem ator;men;tan;do a po;pu;la;ção do país, tais co;mo in;se;gu;ran;ça (69%), es;tres;se (64%), an;gús;tia (61%) e de;sâ;ni;mo (58%).

[SAIBAMAIS]A pes;qui;sa ou;viu 600 con;su;mi;do;res inadim;plen;tes há pe;lo me;nos 90 dias, de to;das as clas;ses so;ciais nas 27 ca;pi;tais bra;si;lei;ras, com uma mar;gem de er;ro de qua;tro pon;tos per;cen;tuais. Os nú;me;ros mos;tram ain;da que um quar;to dos inadim;plen;tes ou;vi;dos (25%) ad;mi;te ter se tor;na;do mais de;sa;ten;to e me;nos pro;du;ti;vo no tra;ba;lho após o en;di;vi;da;men;to ; tam;bém no;ve pon;tos per;cen;tuais aci;ma do que foi apu;ra;do em 2016. Dian;te des;sa si;tua;ção, 21% es;tão mais ir;ri;ta;dos com os co;le;gas de tra;ba;lho.

O aper;to le;vou a uma no;va pos;tu;ra dos bra;si;lei;ros no dia a dia: 71% dos en;tre;vis;ta;dos abri;ram mão de coi;sas que con;su;miam an;tes e 64% cor;ta;ram gas;tos com rou;pas e sa;pa;tos. As saí;das pa;ra ba;res e res;tau;ran;tes fo;ram re;du;zi;das em 57%, en;quan;to 48% cor;ta;ram ali;men;tos su;pér;fluos e 47% es;tão evi;tan;do gas;tos até mes;mo com itens de pri;mei;ra ne;ces;si;da;de. Por ou;tro la;do, o ví;cio au;men;tou. A ca;da 10 pes;soas que par;ti;ci;pa;ram do le;van;ta;men;to, duas des;con;tam a an;sie;da;de no ci;gar;ro, ál;cool ou co;mi;da.

Quem não tem ví;cios es;tá bus;can;do al;gum ti;po de ati;vi;da;de pa;ra es;que;cer os pro;ble;mas. Es;sa foi a al;ter;na;ti;va en;con;tra;da por 47% das pes;soas que res;pon;de;ram ao ques;tio;ná;rio. Ou;tros mes;mos 47% dos inadim;plen;tes par;ti;ram pa;ra a prá;ti;ca de al;gu;ma ati;vi;da;de que os fa;çam es;que;cer os pro;ble;mas ge;ra;dos por suas dí;vi;das.

Até por;que, au;men;tou nos úl;ti;mos me;ses o per;cen;tual de en;tre;vis;ta;dos que es;tão mais preo;cu;pa;dos por se en;con;trar com as fi;nan;ças em di;fi;cul;da;de. No ano pas;sa;do, os inadim;plen;tes com al;to ní;vel de preo;cu;pa;ção eram 42% e, nes;te ano, eles so;mam 56%. Ape;nas 6% dos en;tre;vis;ta;dos po;dem se ga;bar de não ter ne;nhu;ma preo;cu;pa;ção com a con;ta ban;cá;ria, en;quan;to 12% dis;se;ram que o ní;vel de preo;cu;pa;ção é bai;xo ou mui;to bai;xo.

Aler;ta Dian;te de um nú;me;ro tão pe;que;no, o edu;ca;dor fi;nan;cei;ro do SPC Bra;sil Jo;sé Vig;no;li tem na pon;ta da lín;gua o dis;cur;so pa;ra o mo;men;to de cri;se. ;As pes;soas têm que ver a cri;se co;mo um apren;di;za;do, e não ape;nas co;mo um mo;men;to pa;ra re;cla;ma;ção. O mo;men;to é de ana;li;sar se real;men;te es;ta;va vi;ven;do no seu pa;drão, se es;ta;va pre;pa;ra;do pa;ra uma cri;se. E se a vi;da vol;tar ao nor;mal, não po;de vol;tar a ter os mes;mos há;bi;tos que o le;va;ram a es;se en;di;vi;da;men;to e con;su;mo ex;ces;si;vo;, aler;ta Vig;no;li.

E en;ga;na-se quem pen;sa que a fal;ta de con;tro;le so;bre as fi;nan;ças es;tá res;tri;ta às clas;ses mais bai;xas. A pes;qui;sa mos;trou que es;se é um pro;ble;ma que atin;ge to;das as clas;ses so;ciais. ;O con;tro;le das con;tas in;de;pen;de da quan;ti;da;de de di;nhei;ro;, ex;pli;ca. Des;sa for;ma, a me;lhor ma;nei;ra de en;fren;tar o pro;ble;ma é se or;ga;ni;zar pa;ra con;se;guir pou;par o má;xi;mo pos;sí;vel, ou pe;lo me;nos 10% da ren;da to;tal. ;Es;se dis;cur;so dá a im;pres;são de que não é pa;ra gas;tar, ou não se quer que as pes;soas pro;gri;dam, mas é o con;trá;rio. O que de;fen;de;mos é que é pre;ci;so cons;ciên;cia do di;nhei;ro, o que mui;tas pes;soas tam;bém da clas;se A não têm.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação