Jornal Correio Braziliense

Economia

Correio Debate apontará o caminho da exportação para pequenas empresas

Evento ocorre nesta terça-feira (21) e tem inscrições gratuitas. Participam especialistas como o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e presidente da Apex Brasil, Roberto Jaguaribe


Pequenos empreendimentos enfrentam maiores desafios do que grandes companhias para vender seus produtos no exterior. Ao mesmo tempo, têm oportunidades inéditas nessa área. Discutir o tema é objetivo do Correio Debate ; Pequenas e Médias Empresas: o caminho para a exportação, que ocorre amanhã na sede do Correio Braziliense, a partir de 14h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do evento.

O evento contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. O presidente da Apex Brasil, Roberto Jaguaribe, abrirá os trabalhos. O primeiro painel vai traçar um panorama atual do comércio exterior no país, com palestras de José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB); de Herlon Alves Brandão, diretor do Departamento de Estatística de Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento (MDIC); e de Marília Castañon, da GBI Consultoria Internacional.

Ampliar a fatia de pequenas empresas no mercado externo é importante pelos efeitos positivos que esse movimento teria na economia do país, destaca Marília. ;Não é só uma questão de resultado comercial. É mais relevante pela geração de empregos;. Ela pretende destacar os conceitos do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), que incentiva empresas voltadas ao exterior, eliminando redundâncias no governo.

Burocracia e falta de infraestrutura


O segundo painel vai expor alguns dos entraves para a internacionalização de pequenas e médias empresas, como a burocracia e a falta de infraestrutura, de logística e de suporte tecnológico. Estão confirmados Guilherme Afif Domingos, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior, Lia Valls, professora de comércio exterior da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na terceira parte, estarão Paulo Guimarães, da área de comércio exterior do Banco do Brasil; Marcelo de Figueiredo Alves, chefe da área de Exportações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e Oto Barreto Silva, sócio da Engenho Sanhaçu. O ministro Aloysio Nunes falará no encerramento.