Economia

"Presidência é questão de oportunidade e destino", afirmou Meirelles

Segundo o ministro, a economia teve um avanço "impressionante" no último ano, o que é possível ver com a queda da inflação e da taxa básica Selic

Hamilton Ferrari
postado em 20/11/2017 22:35
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a recessão econômica ficou no passado e que país iniciou um ciclo prolongado de crescimento sustentável. Segundo ele, a economia teve um avanço ;impressionante; no último ano, o que é possível ver com a queda da inflação e da taxa básica Selic. A declaração foi dada na noite desta segunda (20/11) durante jantar de confraternização com empresários do setor varejista.
O chefe da pasta foi recebido com aplauso pelo grupo, que ensaiou gritos de ;presidente; ao ministro, que já demonstrou ter interesse pela cadeira do Palácio do Planalto. Ele comentou que está focado como chefe da Fazenda, mas que vai ;cumprir a função; até o primeiro trimestre de 2018 e depois ;olhar a situação e tomar uma decisão;. Os candidatos ao pleito de 2018 precisam se ausentar dos cargos do governo em abril do próximo ano. ;Presidência não é uma questão de desejo, é questão de oportunidade e destino;, apontou.
Sobre a economia, Meirelles disse que o Brasil vive um momento ;da maior relevância;. E comparou a situação brasileira em 2016, quando a inflação e a selic estavam em mais de 10%. ;O ano passado nesta mesma época, novembro de 2016, todos olhávamos a situação econômica com muita preocupação. Estava no meio da pior recessão da história do Brasil;, afirmou. ;Para o terceiro trimestre, temos dados que a economia cresce em todos os setores. Essa dispersão indica, com confiança, de que o Brasil está crescendo e já saiu da recessão;, destacou, enaltecendo a criação de empregos no primeiro semestre de 2017.
Meirelles também disse que o Brasil começou um ciclo prolongado de crescimento sustentável, mas que ainda são necessárias reformas, como a da Previdência Social. ;Estamos bastante seguros de que teremos boas surpresas com a economia;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação