Economia

Para Meirelles, resultado do PIB é forte apesar de vir abaixo das previsões

O resultado ficou abaixo das estimativas do mercado, que giraram em torno de 0,3% e 0,4%

Rosana Hessel
postado em 01/12/2017 11:22
Meirelles ainda fez questão de destacar a alta de 1,6% nos investimentos no terceiro trimestre
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, minimizou o fato de o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre ter ficado abaixo das expectativas do mercado e destacou que, se não fosse a queda de 3% da produção agrícola em relação aos três meses anteriores, o desempenho teria sido melhor do que a alta na margem de 1% do primeiro trimestre deste ano.

;O crescimento do PIB entre julho e setembro, de 0,1% contra o trimestre anterior, pode parecer baixo, mas é forte se analisado por setores. Sem a agricultura, que caiu por razões sazonais, o crescimento foi de 1,1%;, disse Meirelles, em sua página do microblog Twitter comentando o resultado das contas nacionais divulgado nesta sexta-feira (01/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
[VIDEO1]
Para o ministro, o avanço acumulado no ano até setembro é de 0,6%, número ;já supera a previsão inicial dos economistas para 2017;. ;Isso mostra que o Brasil segue uma trajetória de crescimento;, afirmou.

Meirelles ainda fez questão de destacar a alta de 1,6% nos investimentos no terceiro trimestre. ;Foi o primeiro resultado positivo após 15 trimestres seguidos de queda. O avanço mostra otimismo em relação ao futuro;, afirmou. ;É importante destacar o desempenho da indústria entre julho e setembro. A produção das fábricas instaladas no país cresceu 0,8%. As empresas de transformação, por exemplo, registraram no período um crescimento de 1,4%;, escreveu.
[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação