Andressa Paulino*
postado em 16/12/2017 08:00
Muitos consumidores, para evitar transtornos, como o grande movimento nos supermercados no fim de ano, já estão levando para casa produtos para a tradicional ceia de Natal. Mas isso não significa que estejam encontrando preços atrativos. Boa parte das pessoas que têm ido às compras reclama dos valores, que consideram altos.
;Já estou comprando para evitar as longas filas na semana de Natal. É quase impossível conseguir levar os produtos para casa com os supermercados cheios;, afirmou a servidora pública Ana Portela, 57 anos. Ela afirma, porém, que os preços estão mais altos do que no ano passado. ;Parece que os valores de todos os itens de Natal aumentaram. Antes, eu comprava um pacote de uva passa por R$ 3. Agora, a mesma quantidade está por volta de R$ 13;, reclamou.
Segundo Ana, neste ano a família teve de escolher. ;Eram os presentes ou a ceia. Nós priorizamos a ceia;, disse,;até porque Natal é só uma vez por ano.;
A funcionária pública Marta Tibana, 60, também optou pela compra antecipada. E decidiu pesquisar em diversos mercados. ;Os preços estão bem mais salgados que os do ano passado;, reclamou. ;Mas, procurando, é possível encontrar itens mais baratos.;
Para especialistas é importante ter um planejamento para as festas, já que é um período em que o brasileiro costuma gastar bastante. Além da pesquisa constante e de fazer previamente a lista dos itens necessários, é preciso que o consumidor avalie a renda disponível e controle gastos excessivos.
* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo