Jornal Correio Braziliense

Economia

Inflação em 2017 murcha e registra menor alta em 19 anos

O resultado no ano é reflexo de uma combinação de fatores. Em parte, os custos no mercado consumidor despencaram devido aos gastos com alimentos


A deflação no grupo de alimentação e bebidas foi possível, sobretudo, graças a supersafra registrada no início do ano, e a boas condições de oferta na economia nos meses seguintes. Nos 12 meses do ano, essa classe de despesas registrou queda de preços nove. Sendo que, desde junho, a média de custos com alimentos só caiu. Embora esse grupo tenha sido preponderante para o resultado da inflação no ano, não foi o único fator.

Outra causa da desaceleração dos preços é o próprio enfraquecimento da atividade econômica. Diante de um quadro de alto número de desempregados, e de uma economia ainda combalida, muitas famílias reduziram o consumo. Um reflexo disso é o resultado no ano do grupo de artigos de residência, que inclui itens como móveis e eletrodomésticos. Essa classe de despesas registrou deflação de 1,51%. Dos nove grupos do IPCA-15, por sinal, a média de preços ficou abaixo em relação ao ano passado em seis deles.