Jornal Correio Braziliense

Economia

Petrobras anuncia novo aumento de 1,1% no preço da gasolina

Petrobras anuncia mais um aumento, de 1,1%, que começa a vigorar hoje, depois de ter subido 1,4% na quinta-feira. Consumidores estão optando por ficar em casa nos fins de semana para evitar estourar o orçamento



[SAIBAMAIS];Não tem condições, a gente sofre muito gastando tudo isso. Eu deixo de sair, ando menos de carro para evitar gastar à toa;, observou. Ela se queixa do transporte público de Brasília, com o qual diz não poder contar. ;Tudo na cidade é longe. Se a gente usa ônibus, não tem como saber a que horas chegará ao destino;, finalizou.

Pires destacou que os brasileiros que abastecem seus veículos podem ter vantagem com o etanol. ;Em alguns estados brasileiros deve estar valendo mais a pena do que a gasolina, e, no Brasil, 90% dos carros são flex;, afirmou. Ele destacou que a principal opção para o consumidor é a gasolina, mas que, escolhendo outros combustíveis, a queda na demanda pode obrigar os donos de postos a reduzir o preço da combustível.

;É uma questão de se adaptar e estimular a competição, realmente. E isso pode ser muito bom para um mercado que já enfrentou o cartel;, completou o especialista. Ele frisou que, para o consumidor que pensa em trocar a gasolina para o etanol, é importante avaliar o preço de ambos. Deve-se checar se o etanol está custando 70% do valor da gasolina, já que o rendimento do motor obedece a essa proporção.

O engenheiro civil Pedro Fernandes, 47, contou que, por estar gastando mais em combustível, o orçamento mensal foi sacrificado. Ele tem até mesmo evitado alguns deslocamentos. ;Quando é para trabalhar, a gente não tem como evitar. Mas em casos pessoais, como jantares, festas ou alguma outra saída, eu acabo deixando de ir;, comentou.



*Estagiária sob supervisão de Paulo Silva Pinto