Economia

Gigante dos pneus Dunlop ganha com vendas crescentes de carros

Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, pertencente ao grupo japonês Sumitomo, conclui investimentos de R$ 500 milhões que aumentarão a produção e permitirão busca por novos mercados

Paula Pacheco/Estado de Minas
postado em 19/01/2018 06:00
Fábrica da empresa em Curitiba é ampliada e vai ter capacidade para produzir 18 mil unidades por dia a partir de setembro

Fazenda Rio Grande ; A marca de pneus Dunlop, pertencente ao grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, tem planos agressivos de expansão para este ano. Se a projeção for além das planilhas da companhia, a fábrica de Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba, terá de se adequar para atender à expansão de 40% nas vendas para o mercado de montadoras.

Com o estreitamento da relação com as montadoras ; que em 2017 apresentaram sinais expressivos de recuperação ;, essa participação passaria de 17% para 23% da produção. Já o mercado de reposição, que no ano passado absorveu 75% das unidades fabricadas, deve ter até dezembro uma fatia um pouco menor, de 69%, mas sem que isso signifique queda nos negócios. Isso porque parte das vendas será atendida por pneus importados de outras unidades. Já as exportações devem permanecer estáveis em 8%.

[SAIBAMAIS]Os pneus da Dunlop, principal marca da Sumitomo, estão nos modelos Argo (Fiat ), Hilux (por enquanto apenas para os produtos exportados para a Argentina), novo Polo (Volkswagen) e up! (Volkswagen). Desde dezembro, a empresa agregou mais um veículo ao seu portfólio com o fornecimento também para o novo Polo, da Volks.



O gerente sênior de vendas e marketing, Rodrigo Alonso, sabe que terá de ir atrás de outras montadoras e de novos modelos de veículos entre os atuais clientes. A companhia não dá detalhes sobre sua estratégia comercial, mas um caminho natural seria buscar novos contratos com as montadoras japonesas, como Honda e Nissan, além de aumentar o portfólio de produtos para a Toyota. Globalmente, a Sumitomo atende doze montadoras.

Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, pertencente ao grupo japonês Sumitomo, conclui investimentos de R$ 500 milhões que aumentarão a produção e permitirão busca por novos mercados

A explicação para essa estimativa tão otimista, segundo Alonso, vem do fato de a companhia, que também é dona da marca de pneus Falken (voltado ao segmento de alta performance), fornecer seus produtos para modelos que estão com boas taxas de crescimento. E quando a venda de carros como os novos Polo e Argo cresce, seus fornecedores, como a Dunlop, pegam carona e também faturam mais.

Paralelamente ao crescimento agressivo no segmento das montadoras e à busca por aumento de participação de mercado no Brasil e nos países da América Latina, a companhia está na reta final de um investimento de R$ 487 milhões, iniciado em 2016, para elevar a produção de pneus para automóveis (a capacidade diária, hoje de 15 mil unidades, aumentará a partir de setembro até chegar a 18 mil em março de 2019).

Caminhões

A empresa também quer ampliar as vendas para o segmento de caminhões, com a produção inicial de 500 unidades por dia a partir do segundo semestre do ano que vem. Atualmente, saem da fábrica paranaense apenas modelos para carros de passeio e SUVs ; a capacidade atual é de 15 mil unidades por dia e 5 milhões de unidades produzidas em 2017.

O mercado brasileiro de caminhões foi um dos mais impactados pela queda da atividade econômica nos últimos anos. Alonso exemplifica: ;Empresas de frete que usavam dez caminhões hoje em dia deixam seis parados, sobre cavaletes, e usam os pneus nos outros quatro caminhões que estão rodando.;

Gerente sênior de Vendas, Rodrigo Alonso comemora fornecer para carros bons de vendaO executivo, porém, acredita que esse será um segmento que vai se recuperar rapidamente e com vigor. ;Quando a retomada da economia começar a se mostrar mais vigorosa e o consumo voltar a crescer, será preciso comprar pneus para esses veículos que ficaram sem rodar. E será aí que poderemos crescer nossas vendas, com o mercado de reposição, além da nossa participação no segmento;, diz.

Presidente da subsidiária brasileira, Shizuma Kubota acredita que, apesar de a operação local ter sentido os impactos de uma economia desacelerada, conseguiu ter um negócio bem-sucedido e que deverá ter resultados ainda melhores, segundo ele, com o consequente aumento de participação de mercado.

A receita líquida da empresa cresceu 4,3% no ano passado. ;Nós acreditamos no aumento do consumo brasileiro e esperamos crescer não só com novos negócios, mas tomando mercado da concorrência;, diz o executivo, mostrando animação. A Dunlop, segundo a própria empresa, tem 12,8% do mercado de pneus para carros e cerca de 6% do que é vendido para caminhões no Brasil.

*A repórter viajou a convite da Dunlop

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