Economia

Carne e leite pesam no bolso nesta semana; confira o levantamento de preços

Levantamento do Correio mostra alta de até 10% na semana. Especialista prevê que preços continuarão pressionados

Bruno Santa Rita*
postado em 20/01/2018 08:00
Segundo levantamento semanal feito pelo <b>Correio</b> os preços da carne e do leite aumentaram na maior parte dos supermercados visitados

A carne e o leite abriram o ano de 2018 apertando o orçamento do consumidor brasiliense. Levantamento semanal feito pelo Correio detectou aumentou nos preços desses produtos na maior parte dos supermercados visitados. O contrafilé, por exemplo, teve aumento superior a 10% em três dos estabelecimentos em que a pesquisa foi feita. O leite também registrou alta em três comércios (confira na tabela).

;Os preços refletem o consumo maior de carne ocorrido no fim do ano passado, o que é normal no período;, explicou Carlos Thadeu Filho, pesquisador do Departamento de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, ele lembrou que a maior parte da carne ofertada nesta época do ano é proveniente de criações de gado confinado, que são mais restritas. ;O atraso das chuvas prejudicou a formação dos pastos e, consequentemente, a criação extensiva de gado;, comentou.

Levantamento do Correio mostra alta de até 10% na semana. Especialista prevê que preços continuarão pressionados



[SAIBAMAIS]Carlos Thadeu prevê que o preço da carne continuará pressionado até o fim do primeiro trimestre. ;Temos que esperar voltar o pasto e o tempo de engorda, até o gado ficar pronto para o abate;, observou. A respeito do leite, o especialista disse que o problema pode ser regional. ;Talvez seja algo mais localizado em Goiás. Tivemos muito tempo de seca;, observou.

Dois amigos recém-formados no ensino médio tomaram um susto quando foram ao mercado, ontem, comprar carne para um churrasco de comemoração. Felipe Lara, de 17 anos, e André Ferraz, de 18, disseram que o preço do produto abalou os planos para a noite. ;Eu não costumo comprar carne sempre, mas achei que iria gastar menos do que gastei;, lamentou Felipe. André disse que está preocupado com a possibilidade de os preços continuarem subindo.

* Estagiário sob a supervisão de Odail Figueiredo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação