Hamilton Ferrari
postado em 22/01/2018 15:46
Em entrevistas a jornalistas em Londres, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles declarou que o Reino Unido tem interesse na abertura de mercado com o Mercosul. Após encontro com o ministro de Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, ele declarou que o país europeu está ;otimista; com o Brasil.
Meirelles disse que ocorreram conversas iniciais sobre um possível acordo de livre comércio, ;que poderá ser efetuado depois do Brexit;. ;A negociação, formalmente, será com o Mercosul e Reino Unido, porque há um interesse maior ainda [do que só com o Brasil;. disse. A entrevista ocorreu na residência do embaixador, em Londres.
Leia as últimas notícias de Economia
[SAIBAMAIS]Ele apontou ainda que Hammond já tinha ficado muito ;motivado; e ;encorajado; na reunião que teve no Brasil e que isso é ;resultado de tudo aquilo que vem acontecendo no país.; Meirelles reafirmou ainda que espera que a reforma da Previdência Social seja aprovada em fevereiro na Câmara dos Deputados.
;O que se discute não é se haverá, mas quando haverá [a reforma]. Idealmente, agora. Que será feita, não tem dúvida, porque a situação atual é que a evolução das despesas e do déficit da Previdência não é sustentável a médio e longo prazo;, alegou.
Julgamento
Sobre o julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ministro declarou que não tem ;olhado com foco;, mas avaliou que seria bom que ele disputasse as eleições de 2018. ;Do ponto de vista político seria bom se ele disputasse, mas do ponto de vista jurídico é outra história;, avaliou. ;Politicamente, quanto mais candidatos, melhor. Não só ele, como qualquer um;, completou.
O petista será julgado na quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4; Região, em Porto Alegre, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Meirelles é um dos nomes cotados para o cargo de presidente da República. Apesar de baixo apoio popular, ele é o favorito do mercado na disputa ao Palácio do Planalto.
Perguntado por jornalistas se ele seria ser candidato, Meirelles novamente afirmou que tomará a decisão no final de março ou início do Brasil. ;Eu, de fato, penso que a grande tendência é que o Brasil prossiga nessa linha [de reformas], portanto, que seja eleito um presidente que seja comprometido com o processo;, afirmou.
Crise na Caixa
Meirelles também comentou as dificuldades financeiras da Caixa, que precisa de maior capitalização para não descumprir a regra de Basiléia III. Na semana passada, o Executivo barrou a medida que permitia o banco retirar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
;O processo está correndo normalmente. O novo estatuto foi aprovado, movimento muito importante, porque estabelece regras claras e transparentes para escolha de dirigentes da Caixa;, apontou. Também na última semana, quatro vice-presidentes da estatal foram afastados por suspeita de corrupção.
O ministro apontou que o governo está estudando outras medidas para capitalizar o banco, mas não entrou em detalhes. ;Há diversas alternativas;, defendeu.