Economia

Temer admite possibilidade de mais mudanças na reforma da Previdência

Para conseguir votos, líderes da base e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, estão em contatos para discutir e promover novas mudanças

Rodolfo Costa
postado em 29/01/2018 10:35
Temer em entrevista nesta segunda-feira (29/1) à Rádio Bandeirantes
O presidente da República, Michel Temer, admitiu que novas mudanças na reforma da Previdência não estão descartadas. Em entrevista nesta segunda-feira (29/1) à Rádio Bandeirantes, o peemedebista destacou que questões como recebimento do teto da pensão por morte junto do teto do valor da aposentadoria, hoje vedado no texto atual, podem ser alteradas.

A expectativa inicial do governo depois das alterações já feitas à reforma era não mexer em nada. Mas, mesmo após as mudanças promovidas, que tornaram a reforma mais ;light;, o Planalto conta, ainda, com 275 votos a favor. Ainda distante da meta de um apoio de 320 deputados federais. Para mudar esse cenário, líderes da base e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, estão em contatos para discutir e promover novas mudanças.

[SAIBAMAIS]No texto inicial, o governo estimava uma economia com os gastos previdenciários ao longo de 10 na ordem de R$ 900 bilhões. Após as mudanças, essa poupança recuou para R$ 550 bilhões. Para Temer, será inevitável que mais alterações reduzam esse valor.

;Aconteça o que acontecer sempre haverá uma redução na economia muito significativa neste padrão de 10 anos. O governo não pretende abrir mão daquilo que está na reforma, mas, evidentemente, o diálogo pode levar a uma ou outra modificação, dependendo do que o Congresso Nacional propor;, ponderou Temer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação