Publicidade

Correio Braziliense

Satisfação dos passageiros com o Aeroporto de Brasília cai 2,2% em 2017

A nota do aeroporto da capital federal foi de 4,34 no ano passado, contra 4,44 em 2016


postado em 30/01/2018 15:44 / atualizado em 30/01/2018 16:38

Quatro terminais registraram queda de satisfação de um ano para o outro: Porto Alegre, -1,4%; Brasília, -2,2%; Recife, -5,4%; e Galeão, -5,6%(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Quatro terminais registraram queda de satisfação de um ano para o outro: Porto Alegre, -1,4%; Brasília, -2,2%; Recife, -5,4%; e Galeão, -5,6% (foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
 

A satisfação dos passageiros que utilizam o Aeroporto de Brasília caiu 2,2% em 2017 na comparação com o ano anterior. No quarto trimestre do ano passado, a nota foi de 4,34 ante 4,44 em igual período de 2016, revelou a Pesquisa de Satisfação do Passageiro em 20 terminais brasileiros, divulgada nesta terça-feira (30/1), pelo secretario Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes.
 
 
Segundo ele, não existe um item específico que levou a essa queda. “Em Brasília, há uma pressão de demanda, o que mostra que a atividade econômica está melhorando. O volume de clientes está aumentando mais do que esperado”, justificou. “Isso é bom do ponto de vista do negócio, mas indica que nós, o governo e os operadores, temos que dar mais velocidade de resposta ao cliente”, explicou.
 
(foto: Simone Kafruni/Esp/CB/D.A Press)
(foto: Simone Kafruni/Esp/CB/D.A Press)


A pesquisa, pela primeira vez, foi realizada com 20 terminais brasileiros, responsáveis por 87% da movimentação de passageiros no país. Além dos 15 principais que já constam do levantamento desde 2014, no qual está inserido o Aeroporto de Brasília, foram incluídos os terminais de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
 
Considerando apenas os dois últimos meses de 2017, a média de satisfação geral para os cinco aeroportos que entraram na pesquisa foi de 3,99, de acordo com avaliação de 4.836 entrevistados. Em relação aos 15 principais terminais, a pesquisa apontou 91% de aprovação dos usuários. Para esses aeroportos, entre outubro e dezembro, foram entrevistadas 13.908 pessoas. A média do índice geral de satisfação foi de 4,35, sendo que a meta do governo é 4.
 
No quarto trimestre do ano passado, Curitiba teve a melhor satisfação, com uma nota de 4,77, enquanto o terminal de Salvador ficou em último lugar, abaixo da meta, com 3,91. Entre os novos aeroportos que entraram no levantamento, dois ficaram abaixo da meta. O de Florianópolis teve a pior nota com 3,51, seguido de Vitória, com 3,85.
 
Na evolução em relação ao quarto trimestre de 2016 ao quarto trimestre de 2017, o Aeroporto de Viracopos teve o melhor salto, de 12,9%, e a média ficou em 1,6%. Quatro terminais registraram queda de um ano para o outro: Porto Alegre, -1,4%; Brasília, -2,2%; Recife, -5,4%; e Galeão, -5,6%.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade