Economia

Meirelles: novas regras de empréstimos da Caixa sairão 'rapidamente'

Para ministro, mudanças nos financiamentos a estados e municípios são positivas. Ministro evitou confirmar irregularidades nos financiamentos anteriores

Rosana Hessel
postado em 01/02/2018 12:55
Para Meirelles, uma mudança nessas regras não é um problema, mas um avanço
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que as novas regras para a alocação de recursos de empréstimos da Caixa Econômica Federal para estados e municípios serão concluídas ;rapidamente;.


;O Banco Central deverá divulgar dentro de uma semana ou mais as normas técnicas precisas para que se possa retomar normalmente as operações de empréstimo da Caixa;, disse o ministro, nesta quinta-feira (1/2).

A declaração foi feita após Meirelles participar do evento Conexão Caixa, voltado para servidores da instituição, cujo Conselho de Administração afastou, na semana passada, três dos 12 vice-presidentes por suspeitas de corrupção na concessão de financiamentos do banco e iniciou o processo de contratação de uma empresa que vai iniciar a troca de toda a vice-presidência do banco.


Empréstimos irregulares

O ministro evitou confirmar a existência de irregularidades nos empréstimos da Caixa concedidos para estados e municípios sem a alocação de garantias do Tesouro Nacional, mas com supostas garantias proibidas por lei, porque antes não havia uma regra para ser seguida.

"Isso foi feito dentro das normas vigentes. Agora, sim, o Banco Central está revisando, por nosso pedido, e, possivelmente, deverá emitir novas normas demandando certa alocação de capital", afirmou. "É importante dizer que o histórico de pagamento dos estados para a Caixa é extraordinário. É muito bom. O nível de perda (para o banco) é mínimo. Portanto, isso é um fator da maior relevância que esta sendo levado em conta", justificou. "Não houve prejuízos nesses empréstimos porque o histórico de pagamento é excelente."

Para ele, uma mudança nessas regras não é um problema, mas um avanço. ;Isso não é algo que a fiscalização do BC chegou lá (na Caixa) e viu perdas de crédito, que foram baixíssimas. A partir daí, vamos olhar exatamente quais são as melhores práticas, olhando à frente;, disse. ;Eu concordo que a Caixa tem que seguir as normas e agora o banco parou os empréstimos aguardando as normas que serão emitidas pelo Banco Central;, disse ele, ressaltado que essa decisão de suspender os financiamentos até a publicação das novas regras foi do Conselho do banco. Para ele, as mudanças são positivas e ;uma atitude de cautela para o futuro, de maior prudência.;

Pesquisas

Ao ser questionado sobre as pesquisas eleitorais recentes no meio de uma série de questões sobre o escândalo de corrupção na Caixa, o ministro até sorriu e mostrou ar de alívio, apesar de ainda ter um percentual de aprovação bastante baixo, não passando de 2%. ;Eu nem sequer decidi se eu vou ou não vou ser candidato. Essa decisão eu vou tomar até o início de abril. Não estou fazendo campanha. Não estou fazendo carreatas. Não estou fazendo comícios. E, portanto, acho absolutamente razoável que, para alguém que sequer é candidato o índice das pesquisas seja baixo e também não está de não está de nenhuma maneira envolvido em atividades desse tipo. Estamos falando aqui sobre assuntos técnicos, assuntos áridos;, afirmou.

Produção

Ao comentar sobre os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje alta de 2,5% na produção industrial, em 2017, após três anos de queda, Meirelles não deixou de comemorar. ;De fato, a produção industrial brasileira cresceu 2,8% em um mês apenas. É um crescimento impressionante. Isso consolida a informação de que a economia brasileira está se recuperando forte e já está em trajetória de crescimento. Isso confirma nossa previsão de crescimento de 3% (do Produto Interno Bruto), neste ano, e de criação de mais de 2,5 milhões de empregos no Brasil;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação