Economia

Bradesco troca de comando, mas estabilidade na instituição continua

Em 75 anos de história, banco teve apenas cinco presidentes-executivos. O novo comandante começou na instituição como office boy e agora tem desafio de dar continuidade ao vitorioso modelo de gestão

Lino Rodrigues
postado em 06/02/2018 06:00
Luiz Carlos Trabuco vai para o Conselho, onde está Lázaro Brandão, e Lazari Junior assumirá a presidência do banco
São Paulo ; Octavio de Lazari Junior foi o escolhido pelo Conselho de Administração do Bradesco para presidir o segundo maior banco privado do país. O atual presidente, Luiz Carlos Trabuco, permanecerá à frente do Conselho e cumprirá seu mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária, marcada para 12 de março. Lazari Junior, 54 anos, 39 deles como funcionário do banco, disse que continuará acumulando a presidência do Bradesco Seguro e que sua missão será fazer a renovação sem ruptura, dando continuidade ao modelo de administração da instituição. Em 75 anos de história, o Bradesco teve apenas 5 presidentes executivos e 3 presidentes de conselho (dois deles, Trabuco e Lázaro Brandão, presentes no anúncio de ontem).

Leia as últimas notícias de Economia

Além de manter a eficiência e crescer nos espaços onde o banco não tem a liderança, Lazari disse que os desafios de aumentar receitas e continuar reduzindo despesas é ;um trabalho normal e contínuo;. Ele prossegue: ;As taxas de retorno aos acionistas serão perseguidas com ganho de escala e maior participação no mercado de crédito;, salientou. Segundo ele, com a queda das taxas de juros de 14% para 7%, e com previsão de mais uma redução na próxima reunião do Copom, os spreads vão cair e a alternativa do banco será ganhar escala no mercado de concessão de crédito.
Em sua primeira entrevista como presidente, o executivo foi cauteloso em relação aos dois temas mais debatidos por empresários e políticos: a reforma da Previdência e as eleições de outubro. Sobre as mudanças nas aposentadorias, disse a jornalistas que a sua aprovação é uma necessidade urgente do país, que precisa reduzir o rombo nas contas públicas e melhorar o horizonte de negócios para as empresas. Disse ainda acreditar que pelo menos parte do projeto apresentado pelo governo seja aprovado ainda este ano pelo Congresso. ;Temos que fazer (a reforma). Mesmo que não seja do tamanho que a gente quer, mas é preciso dar o primeiro passo, nem que seja um passinho de cada vez;, disse Lazari, lembrando que a Previdência acumulou um ;deficit monstruoso, que pode nos levar a um conflito de gerações;.

Apesar das dificuldades para a aprovação das reformas, o novo presidente acredita que 2018 será ;muito melhor; para o Brasil em termos de atividade econômica. As incertezas quanto ao processo eleitoral, segundo ele, não devem ser uma preocupação, já que todos os candidatos conhecem a agenda positiva para o país, independentemente do partido. ;Todos sabem que precisamos da reforma da Previdência, da reforma política e da reforma fiscal. Todas elas estão na pauta;, argumentou. O executivo também se disse otimistas em relação à inflação, que deve se manter comportada (;não deve decolar;), ao PIB, com crescimento entre 2% e 3%, e à melhora do emprego, com a criação de 1,5 milhão de novos postos de trabalho.

Carreira

O novo presidente começou a trabalhar no Bradesco na adolescência, com 15 anos, em 1978. A exemplo de seu antecessor, sua primeira função foi como office boy. Segundo Trabuco, Lazari se tornou consenso entre os membros do Conselho ainda em janeiro. ;Seu nome foi ganhando força por sua capacidade de manter o grupo alinhado;, contou o ex-presidente.

Formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco, Lazari é dono de um vasto currículo com várias especializações em finanças e marketing em universidades como FGV, FIA e IESE Business School, da University of Navarra. Em 1998, passou a atuar na Área de Crédito, da qual chegou a diretor, respondendo pelos segmentos Corporate, Pequenas e Médias Empresas e Varejo. Em 2012, foi alçado à diretoria executiva e, em 2017, a diretor vice-presidente e presidente do Bradesco Seguros.

O que pensa Octavio de Lazari Junior


Metas
;As taxas de retorno aos acionistas serão perseguidas com ganho de escala e maior participação no mercado de crédito;

Previdência
;A Previdência acumulou um déficit monstruoso, que pode levar a um conflito de gerações.
Por isso a reforma precisa sair;

Outras reformas
;Todos sabem que, além da reforma da Previdência, precisamos das reformas política e fiscal. Todas elas estão na pauta do país;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação