Economia

PF e Receita fazem operação para investigar contrabando de ouro

A operação é nacional e envolve também outras cinco Estados: Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia e Roraima.

Iracema Amaral/Estado de Minas
postado em 27/02/2018 09:38
Polícia Federal em prédio da Região Centro-Sul da capital onde cumpriu mandado de busca e apreensão na Joalheria Ciala, atacado de relógios
A Polícia Federal e a Receita Federal realizam, na manhã desta terça-feira (27/2), uma operação para investigar uma quadrilha envolvida em contrabando e extração irregular de ouro no Norte do país. Estão sendo cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e outros cinco de prisão, quatro em Minas e uma em Manaus. O prejuízo apurado por conta da sonegação fiscal é de R$ 30 milhões.

De acordo com o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho, da Receita Federal em Minas, Leonardo Guimarães Martins, a operação foi deflagrada em Manaus (AM) em Porto Velho (RO), em Boa Vista (RR), e em Belo Horizonte e Betim, na Região Metropolitana.

Em Minas, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, quatro em estabelecimentos comerciais, três na Savassi e uma em Betim, e 10 em residências da capital. Aém dos quatro mandados de prisão no estado.

Segundo Martins, a extração irregular de ouro é investigada em Manaus, nas zonas de fronteira com a Colômbia e o Peru. Agentes públicos da Zona Franca de Manaus são suspeitos de facilitar o contrabando, ao facilitar a instalação de empresas suspeitas de envolvimento no esquema, que usufruíram da isenção de impostos como IPI e e ICMS.

Nas demais cidades onde a PF e a Receita cumprem mandados de busca e apreensão, a investigação está direcionada para "o esquema utilizado para esquentar o ouro", ou seja, tornar legal a comercialização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação