Economia

Desemprego atinge 12,7 milhões de brasileiros, diz levantamento do IBGE

Segundo a pesquisa, a taxa de desocupação ficou em 12,2% no trimestre até janeiro

Deborah Fortuna
postado em 28/02/2018 09:25
O resultado do desemprego ficou dentro das expectativas de analistas
A taxa de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no último trimestre, encerrado em janeiro de 2018. O número mostra uma estabilidade em relação aos três meses anteriores, quando o índice também ficou em 12,2%. Isso significa dizer que 12,7 milhões de pessoas continuam desempregadas no país. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28/2).

O nível da ocupação também ficou estável em relação ao trimestre anterior, quando atingiu 54,2%, e cresceu 0,5 ponto percentual em relação aos meses de novembro a janeiro do ano passado, quando estava em 53,7%. Porém, mais de 580 mil pessoas tiveram a carteira de trabalho assinada em relação ao mesmo período do ano passado. Já as pessoas que trabalham por conta própria também ficou estável em relação ao trimestre anterior, com 23,2 milhões de pessoas, e em relação ao ano passado, houve uma alta de 4,4%.

Outra estabilidade foi encontrada no rendimento médio real habitual, com R$ 2,1 mil. O valor permaneceu o mesmo nos últimos dois trimestres, e também em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação