Economia

BNDES e banco alemão firmam parceria para desenvolver moeda digital

O TruBudget, como será chamado, terá fluxo de informações para dar transparência e eficiência aos empréstimos da estatal

Hamilton Ferrari
postado em 28/02/2018 11:59
A KfW permitirá o acesso ao software e vai gerenciar todas as plataformas complementares, oferecendo suporte técnico
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou, na manhã desta quarta-feira (28/2), um acordo de cooperação com a KFW (banco de desenvolvimento da Alemanha) para desenvolvimento da tecnologia blockchain, similar a da moeda virtual bitcoin. O TruBudget, como será chamado, terá fluxo de informações para dar transparência e eficiência aos empréstimos da estatal.

A KFW permitirá o acesso ao software e vai gerenciar todas as plataformas complementares, oferecendo suporte técnico. Antes de ser expandido, o teste piloto será feito no Fundo Amazônia, que é gerido pelo BNDES.

O diretor da área de Crédito, Tecnologia, Informação e Planejamento da estatal, Carlos Alexandre da Costa, disse que a estatal está dando um passo muito importante para garantir a transparência dos pagamentos, inicialmente no Fundo Amazônia, ;para que toda a população saiba, uma vez o dinheiro saindo do banco, quais são as organizações e as empresas que o recebem e o que fazem com este dinheiro.;

[VIDEO1]

;Nós temos hoje, aparentemente, um paradoxo, porque nós temos hoje mais transparência que em qualquer momento da história, porque há 50 anos não se via nem 1% do que hoje nós conseguimos pela internet de informações públicas;, afirmou o diretor. ;Mas ao mesmo tempo parece que nós temos menos, porque a sociedade quer ter mais informações, quer acompanhar mais aquilo que os nossos governos fazem;, completou.

Em conferência, a diretora de Infraestrutura do BNDES, Marilene dos Santos, declarou que, além da transparência, a ferramenta também possibilitará que os ativos de infraestrutura sejam mais atrativos para o mercado. ;É o uso dessas novas tecnologias para dar transparência e segurança ao investidor;, alegou. Ela ressaltou, ainda, que, além do Fundo do Amazônia, espera expandir para outras áreas do banco.

Carsten Sandhop, diretor do KfW, afirmou que o Fundo Amazônia é um projeto importante para a Alemanha e que o projeto tem grande importância e relevância para todos os envolvidos. Além disso, destacou a necessidade da digitalização das informações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação