Bruno Santa Rita*
postado em 05/03/2018 18:23
[VIDEO1]
O ministro da agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o regulamento do Brasil permite que as carnes apresentem certos tipos de salmonela em seu conteúdo. A operação Trapaça se dá, segundo Maggi, em função da exportação dessa carne que vai para países cujo regulamento não está de acordo com o brasileiro. ;O regulamento Brasileiro é diferente do regulamento estrangeiro de alguns países que não permite a presença nenhuma de alguma salmonela. O nosso regulamento permite;, explica. Ele lembra que qualquer consumo de carnes de aves contaminadas pelas bactérias não farão mal ao consumidor, uma vez que a ameaça é eliminada ao se cozinhar ou fritar o alimento.
;Posso garantir para a população brasileira que não há risco no consumo de carnes de aves produzidas por qualquer uma das empresas citadas ou não;, informa. Ele explica que as bactérias da salmonela são incapazes de sobreviver a mais de 60; C, valor facilmente alcançado ao se cozinhar ou fritar esse tipo de alimento.
Maggi ainda faz projeção de que a operação será feita com transparência e responsabilidade. ;Estamos trabalhando junto com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal para resolver esses problemas;, sinaliza e acrescenta que, ;a operação que ainda é reflexo da Carne Fraca, de março de 2017 e não tem nada a ver com o que estamos fazendo agora;, explica.
A operação Trapaça começou hoje e já cumpriu 81 ordens judiciais, expedidas pelo Juízo Titular da 1; Vara Federal de Ponta Grossa/PR. Foram expedidos 11 mandados de prisão temporária, 27 de condução coercitiva e 53 de busca e apreensão. As ações foram realizadas por 270 policiais federais, 21 auditores fiscais federais nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo.
*Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli.