Economia

Após quatros meses de crescimento, produção industrial cai 2,4%

Apesar da baixa da produção industrial, a indústria teve expansão de 5,7% se comparado com o mesmo mês do ano anterior

Deborah Fortuna
postado em 06/03/2018 09:23
O setor da metalurgia contribuiu para o resultado negativo
Após quatro meses de resultados positivos, a produção industrial do país caiu 2,4% em janeiro deste ano, se comparado com dezembro de 2017. Essa é a maior queda desde fevereiro de 2016. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta terça-feira (6/3).

O ramo que mais registrou queda foi o de veículos automotores, reboques e carrocerias, com 7,6% a menos. No mês anterior, o mesmo setor expandiu 9,1%. Outras contribuições negativas foram da metalurgia, com baixa de 4,1%, de produtores de borracha e de material plástico, com queda de 5,4% e produtos alimentícios, com 1,1% a menos. Todas elas apontaram taxas positivas no mês anterior.

Já entre as categorias que ampliaram a produção este mês, estão os produtos farmacoquímicos e farmacêuticos, com alta de 21%, além de indústrias extrativas, com 2,2% e bebidas, com 5%. Os dois primeiros haviam recuado em dezembro de 2017, e o último apontou segundo mês consecutivo de alta.

Apesar da baixa da produção industrial, a indústria teve expansão de 5,7% se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Entre todas as atividades, a de veículos automotores, reboques e carrocerias foi a responsável pela influencia positiva, com crescimento de 27,4%

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação