Economia

Após Operação Carne Fraca, governo altera fiscalização de frigoríficos

O comando das operações nos estados passará para dez unidades do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Antonio Temóteo
postado em 07/03/2018 12:13
Para reduzir a influência desses superintendentes, a decisão sobre fiscalizações passará a ter mais influência federal
Uma portaria publicada nesta quarta-feira (7/3) pelo Ministério da Agricultura retirou dos Estados o poder de fiscalização dos frigoríficos. Pela norma, editada pelo ministro Blairo Maggi, o comando das operações nos entes da federação passa para dez unidades do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa).

Os estudos para essa decisão começaram após primeira fase da Operação Carne Fraca, conforme revelou jornal O Estado de S. Paulo. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal desbarataram um esquema de corrupção entre frigoríficos e as superintendências estaduais, grande parte delas de indicação política. Para reduzir a influência desses superintendentes, a decisão sobre fiscalizações passará a ter mais influência federal.

Maggi deve apresentar ainda hoje como essas medidas serão realizadas para melhorar a produção dos frigoríficos e a fiscalização após a Carne Fraca. O governo pretende evitar novos escândalos que poderiam afetar ainda mais a imagem do agronegócio brasileiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação