Economia

Relator da reforma tributária faz 'pacto' para evitar perdas de arrecadação

O diretor da consultoria tributária ROIT Lucas Ribeiro disse que o impasse da receita foi um dos pontos que mais travaram a votação da proposta

Hamilton Ferrari
postado em 15/03/2018 16:20
A reforma tributária, proposta pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) não vai reduzir a arrecadação da União, estados e municípios. O parlamentar fez um ;pacto; para que o texto não retire os ganhos dos entes da federação. Lucas Ribeiro, diretor da consultoria tributária ROIT, afirmou que o impasse da receita foi um dos motivos que mais travaram a votação do texto.

Há um receio da União em perder a arrecadação. Mas Waldir de Lara Junior, também diretor da empresa, avalia que a redução não deve ocorrer. ;O IVA (Imposto de Valor Agregado) ficará mais caro, mas ficará mais transparente. Isso facilitará que diminua os erros no Brasil dentro dos recolhimentos, que geram contingências empresariais;, apontou.

[SAIBAMAIS]O IVA é uma proposta de Hauly para unificar nove tributos que incidem sobre bens e serviços, inclusive os PIS e a Cofins. A ROIT auxiliou o parlamentar a definir como será a transição de sistemas. ;Muitas empresas na transição podem ficar com uma conta impagável e uma carga tributária efetiva muito maior do que elas têm hoje. Isso quebraria muitas empresas;, alegou Lucas Ribeiro.

Waldir de Lara Junior explica que alguns setores têm tributação diferenciada, como o de energia elétrica por exemplo. ;Então, a reforma tributária tem que passar por uma série de elementos que viabilize (a transição). Ou seja, nós não vamos conseguir colocar no IVA a cobrança de energia elétrica atual dentro do consumo numa maneira linear;, disse.

As declarações foram feitas na noite desta quarta-feira (15/03) durante a inauguração de uma unidade da ROIT, em Brasília. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que é relator da reforma tributária, participou da cerimônia e criticou o sistema tributário nacional. Ele classificou como ;anarco-caótico;, porque, além de confuso, taxa de maneira equivocada, gerando concentração de renda e prejuízos às empresas.

De acordo com o deputado, o ambiente de negócios também é impactado pela de concorrência, criada pelas distorções tributárias. Ele defendeu a reforma, que está produzindo na Câmara dos Deputados, e criticou a insistência do projeto do PIS-Cofins.

ROIT

A ROIT é uma Startup de contabilidade que nasceu em Curitiba, em 2016, e inaugurou uma unidade em Brasília. A empresa passa por uma expansão e abrirá seis unidades (contando com Brasília). Ela foi criada com com enfoque em Lucro Real para dar melhor performance tributária e transparência fiscal às empresas contratantes.

O diretor Waldir de Lara Júnior declarou que a Roit atua com uma regra legislativa que é complexa no Brasil, aplicando ela nos mecanismo que são esquecidos. ;Dentro destes mecanismos contém uma grande redução tributária (às empresas), o que as vezes viabiliza e potencializa o negócio dos nossos clientes;, alegou.

A ROIT também ajudou na confecção da reforma tributária proposta pelo deputado Hauly. No evento de inauguração, mais de 200 empresários, profissionais da área, entidades como o SEBRAE Nacional e SEBRAE-DF, presenciaram a cerimônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação