Economia

Ministro do TCU antecipa que Guardia deve ser o novo líder da Fazenda

Meirelles ainda não confirmou que Guardia será o seu sucessor na Fazenda

Hamilton Ferrari
postado em 03/04/2018 17:11
Durante evento no Ministério da Fazenda, Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), disse que está ;feliz; que a liderança do Ministério da Fazenda segue com o secretário-executivo da pasta, Eduardo Guardia. ;Eu fico feliz de que agora, na sua equipe, com a liderança de (Eduardo) de Guardia, possa continuar o trabalho;, declarou.
A declaração foi dada na tarde desta terça-feira (3/4) durante o lançamento do Relatório de Gestão da pasta, referente ao ano de 2017. Com a agenda cheia, Nardes foi o primeiro a discursar no evento e acabou antecipando a substituição de Meirelles no comando da Fazenda, como já era o esperado.
Meirelles ainda não confirmou que Guardia será o seu sucessor na Fazenda. Os dois não comentaram ou corrigiram o ;erro; do ministro do TCU.

Governança


Meirelles afirmou que é um momento muito importante, porque o Relatório Anual não é destinado só para o órgão, mas também para a sociedade. Ele ressaltou que o documento tem absoluta ;transparência; e enalteceu o TCU como um ;aliado; e ;parceiro; no processo.
Ele destacou que a governança das contas permite a melhoria nas políticas públicas, gerando crescimento e, consequentemente, mais empregos. ;Gostaria de agradecer o esforço para o fortalecimento de todas essas políticas públicas;, afirmou. ;Trabalhando cada vez mais para um governo adequado ao tamanho da economia do país e a capacidade do país de crescer;, completou, destacando que as reformas adotadas vão ;nessa direção;.
O secretário-Executivo, Eduardo Guardia, apontou que o Relatório foi resultado de um esforço importante e destacou que não é apenas um documento de gestão integrado, mas que dá transparência e qualidade de informação à sociedade.
Guardia apontou que o próximo desafio do órgão é a definição de metas com ;critério de desempenho; para a distribuição do orçamento do ministério.
;Secretarias que terão desempenho melhor receberão recursos primeiros;, apontou.
Além de Meirelles e Nardes, estava o secretário-executivo, Eduardo Guardia, que deve ser efetivado como o novo ministro da Fazenda. Também foram para o evento o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro e o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.

Candidatura


Pela manhão, Meirelles se filiou na manhã desta terça-feira (3/4) ao MDB, deixando o seu antigo partido, o PSD. Ele vai tentar concorrer à Presidência da República nas Eleições de 2018. Apesar disso, a definição do candidato governista só deve sair apenas nos próximos meses. A confirmação será anunciada em agosto, na convenção partidária. O presidente Michel Temer, que participou da cerimônia de filiação, é, hoje, o principal postulante ao cargo, e não nega mais o desejo de se reeleger para defender o ;legado; do governo. Entretanto, a alta rejeição do comandante do Palácio do Planalto junto.
Temer, declarou que Meirelles está habilitado para ocupar ;qualquer cargo no país;. aos eleitores e a possibilidade de a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma terceira denúncia contra ele, coloca em xeque a real possibilidade de ele ser o candidato.
A definição entre Temer e Meirelles será tomada após análises de resultados de pesquisas qualitativas entre os pré-candidatos. ;Vamos aguardar. É um pouco cedo dentro do processo eleitoral este ano. O país está em retomada de crescimento, mas a sensação de bem estar social ainda não está totalmente estabelecida na sociedade;, disse Henrique Meirelles.
O MDB espera que, à medida em que os brasileiros assimilem a desaceleração da inflação, a queda dos juros, e alguma geração de empregos, a rejeição ao governo caia. Esse será o caminho para a definição do candidato do governo, explicou Meirelles. ;É muito importante que aguardemos que esse crescimento econômico, do emprego, da renda, e permanência da inflação baixa aumente a sensação de bem estar e, mais tarde, isso se reflita nos índices eleitorais;, destacou.

Com informações de Rodolfo Costa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação