Economia

China anuncia novas tarifas à soja e automóveis americanos

"Qualquer tentativa de colocar a China de joelhos com ameaças e intimidações nunca terá êxito", afirmou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores

Agência France-Presse
postado em 04/04/2018 09:10
Pequim, China - A China anunciou nesta quarta-feira (4/4) a intenção de adotar tarifas de 25% para a soja, pequenos aviões, carros e outros produtos americanos importados pelo valor de 50 bilhões de dólares, poucas horas depois de Washington ter publicado uma lista de produtos chineses.

O ministério do Comércio da China citou 106 famílias de produtos americanos (carne, uísque, produtos químicos ou cigarros, entre outros), mas indicou que a data de aplicação ainda será anunciada.
[SAIBAMAIS]
"Qualquer tentativa de colocar a China de joelhos com ameaças e intimidações nunca terá êxito. Tampouco terá êxito desta vez", afirmou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Geng Shuang.

"Não há vencedores em uma guerra comercial e quem a inicia provoca danos a si mesmo e aos demais", completou o porta-voz, antes de informar que a questão das tarifas de importação americanas foi levada à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O governo do presidente Donald Trump anunciou na terça-feira uma lista de produtos importados chineses, por um valor total de 50 bilhões de dólares, que deverão pagar novas tarifas.

A medida é uma represália ao que Washington considera a transferência forçada de tecnologia americana às empresas chinesas.

O anúncio de Pequim nesta quarta-feira representa uma nova etapa na crescente guerra comercial entre as duas principais economias mundiais, que afeta produtos avaliados em um total de 100 bilhões de dólares.

Este número representa 17% do comércio entre os dois países em 2017, quando alcançou 580 bilhões de dólares.

Um terço da produção de soja americana é vendido para a China (14 bilhões no ano passado), um produto procedente dos estados rurais que votaram em sua maioria em Trump na eleição presidencial de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação