Economia

Correio Talks: especialistas debatem o direito do consumidor à informação

Evento ocorre no auditório do Correio, nesta quarta-feira (11/4), a partir das 9h30

Azelma Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 09/04/2018 20:00
Evento ocorre no auditório do Correio, nesta quarta-feira (11/4), a partir das 9h30

Será nesta quarta-feira (11/4) o Correio Talks: Informar e não proibir ; um novo olhar para os avanços tecnológicos em defesa do consumidor, evento aberto ao púlico, que ocorre no auditório do Correio, a partir das 9h30. Especialistas vão debater o acesso a novos produtos e serviços tecnológicos, e a garantia ao direito à informação, essencial para que o consumidor possa exercer seu poder de escolha ou rejeição.

Para participar, basta se inscrever no site do evento, gratuitamente. São convidados a advogada Rosana Chiavassa, a jornalista Angela Crespo e o advogado Pedro Boueri, especialista em defesa do consumidor.

Com a experiência de escrever e dar palestras há quase três décadas sobre o tema, a jornalista Ângela Crespo assegura que, hoje, o consumidor "hiperconectado" está bem mais poderoso. "Graças à internet, o cidadão ganhou um supermegafone para relatar suas experiências de consumo, e uma grande ferramenta para o momento da compra, recebendo e pesquisando informações, que vão auxiliá-lo na tomada de decisão", afirma ela.

Editora do site "Consumo em Pauta" e expert em ouvidoria e mediação de conflitos nas áreas de relações de consumo e defesa do consumidor, Ângela destaca que como resultado dessa grande conectividade, as empresas são colocadas à mercê dos desejos, anseios e decepções do consumidor. "Fornecedores de produtos e serviços têm de correr atrás para satisfazer tais demandas, principalmente em termos de informações para municiar a compra. Pois, no momento em que ocorrer algum conflito, o consumidor vai reclamar", explica ela.

Com a familiaridade que tem com o tema, desde a criação do Código de Defesa do Consumidor há 27 anos, a jornalista diz que as regras ainda são atuais. "Embora tenha sido escrito numa época em que a internet ainda não era disseminada, o Código é muito atual, porque trata-se de uma legislação por princípios. Ele não direciona, não fecha a regras, mas a partir dos princípios estabelecidos são criados ordenamentos", acentua ela.

A palestra de Pedro Boueri, da Veirano Advogados, deve debater o dever dos fornecedores de informar, diante das novas mídias. Também Rosana Chiavassa, Chiavassa Advogadas Associadas, falará sobre a liberdade individual do consumidor frente aos avanços tecnológicos ainda restritos no país. Ela é especialista em direito à saúde e preside uma banca de advogadas especialistas na defesa de pacientes vítimas de erros médicos, e de irregularidades cometidas por planos de saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação