Economia

Marun: decreto sobre privatização da Eletrobras ainda não foi publicado

Segundo o ministro da Secretaria do Governo, publicação não foi feita para não dar a impressão de atropelar o Congresso Nacional

Alessandra Azevedo
postado em 12/04/2018 15:20
Carlos Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou que o presidente Michel Temer não publicou o decreto que incluiria a Eletrobras no Plano Nacional de Desestatização (PND), nesta quinta-feira (12/4), como havia sido anunciado na quarta-feira (11/4) pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, para não dar a impressão de atropelar o Congresso Nacional. Diante da "confusão" que a iniciativa poderia trazer, a decisão foi a de esperar.

Responsável pela articulação política do governo, o ministro reforçou que as discussões serão feitas em "parceria e sintonia" com os parlamentares. "Não temos a ideia de fazer isso sem que seja deliberado no Congresso. Houve uma confusão no sentido que esse decreto poderia ser um caminho para tanto. Por isso, estamos avaliando. Queremos que fique absolutamente claro que dialogaremos. Não temos objetivo de ultrapassar a posição do Congresso a respeito do assunto", disse.

A publicação do decreto é uma etapa necessária para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa levar adiante os estudos sobre a privatização da empresa. "Continuam as avaliações e estudos a respeito do assunto, mas é no Congresso que vamos efetivamente discutir e viabilizar essa questão", explicou Marun.

O decreto, segundo ele, ainda deve ser publicado, mas de forma que esse diálogo seja garantido. "Não queremos paralisar o processo. O decreto está sendo avaliado para que seu objetivo seja mantido."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação