Economia

Mais de 28 milhões de contribuintes realizaram declarações do IR

A expectativa do órgão é de que, até às 23h59, mais de 28,8 milhões de formulários sejam preenchidos

Hamilton Ferrari
postado em 30/04/2018 18:37
Grupo que deixa para a última hora corre mais risco de cair na malha fina
Até às 18h desta segunda-feira (30/4), 28.079.839 contribuintes realizaram a declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), segundo a Receita Federal. A expectativa do órgão é de que, até às 23h59, mais de 28,8 milhões de formulários sejam preenchidos. Ao longo da coletiva, o número passou para mais de 28,23 milhões.
[SAIBAMAIS]As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (30/4) pelo Fisco. Em comparação com o último dia de 2017 (18 de abril), menos pessoas deixaram para o final do dia. Na época, restavam 3,5 milhões depois das 18h. O Fisco avalia que, por conta do Dia do Trabalho, que ocorre nesta terça-feira (1;/5), os contribuintes aceleraram para realizar as declarações. Apesar disso, o volume será o mesmo em relação à 2017.
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou que a entrega ;transcorreu muito bem;. ;Ainda dá tempo, o programa vai estar disponível até o último minuto de hoje. O programa vai estar disponível (a Receita);, disse. Ele afirmou ainda que é possível verificar se, eventualmente, o contribuinte vai cair na malha fina. ;Essas informações estão disponíveis na página da Receita Federal na internet para consultar o extrato de sua declaração;, ressaltou.

Retificação


Deveriam declarar as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 ao longo de 2017. Os contribuintes que perderam o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa de, ao menos, R$ 165,74. O valor máximo chega a 20% do total devido.
;O contribuinte que não apresentar (a declaração) estará sujeito a uma multa de 1% sob o imposto devido e ele, a partir da quarta-feira (2/4), terá o programa disponível para poder apresentar a declaração, em atraso, pagando esta multa;, alegou.
O envio do documento foi autorizado desde 1; de março, ou seja, os consumidores tiveram dois meses ao todo para o preenchimento das informações. Quem não declarou com todos os documentos necessários, a Receita Federal recomenda que o contribuinte entregue os documentos de forma incompleta e retifique futuramente para corrigir os erros. Neste ano é obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação