Economia

Com alta na concorrência na área de combustíveis, lucro da Ultrapar cai

Empresa mostrou que está com dificuldades para crescer e ganhar margens, num ambiente em que o caminho de expansão via fusões e aquisições se estreitou após os vetos do Cade

Natalia Viri, Geraldo Samor
postado em 04/05/2018 06:00

Com ambiente competitivo mais acirrado, desempenho da Ipiranga, de longe o maior negócio do grupo, foi o mais decepcionanteSão Paulo ; Historicamente uma das empresas mais bem avaliadas da bolsa, a Ultrapar divulgou resultados que decepcionaram até mesmo as expectativas já conservadoras do mercado, mostrando que está com dificuldades para crescer e ganhar margens, num ambiente em que o caminho de expansão via fusões e aquisições se estreitou após os vetos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) à compra da Liquigás e da AleSat.


A empresa surpreendeu também com duas movimentações no seu comando. Marcando o fim de uma era, Paulo Cunha ; o icônico industrialista que comandou a companhia de 1981 a 2006 ; renunciou à presidência do conselho. Aos 77 anos, Cunha vai passar o bastão para Pedro Wongtschowski, que já o havia sucedido como CEO de 2007 a 2012 e era o atual vice-presidente do conselho.

André Covre, ex-diretor financeiro, está saindo da companhia após 14 anos de casa. Desde 2015, Covre estava encarregado da Extrafarma, o negócio de farmácias do grupo, que ainda não conseguiu ganhar tração. Ele será substituído por Rodrigo Pizzinatto, o atual diretor comercial da Extrafarma.

Os males da Ultrapar se dividem em duas categorias. Primeiro, a companhia está sofrendo com o aumento da concorrência na distribuição de combustíveis. No último ano, por causa de seu IPO, a BR Distribuidora acordou de seu berço esplêndido e tem agido mais como empresa privada do que como a estatal que é. Outro fator: com a política da Petrobras de reajustar os preços da gasolina e do diesel diariamente (a partir de julho de 2017), a arbitragem do combustível ficou reduzida, espremendo os ganhos que os distribuidores tinham com a importação desde o final de 2016.

Além disso, para tentar manter o crescimento de Ebitda, a estratégia da Ultrapar foi sacrificar volumes por margens ao longo do último ano, permitindo que Raízen e BR Distribuidora ganhassem mercado. A estratégia alienou donos de postos embandeirados pela Ipiranga. ;Para reconquistar a base, eles terão que deixar dinheiro na mesa,; diz um investidor.;

Há duas semanas, o UBS havia previsto em relatório que a Ipiranga reportaria um volume com crescimento zero e uma margem Ebitda razoável. Veio pior do que o planejado. O Ebitda caiu 48% na comparação anual e o lucro minguou 79%, para R$ 74 milhões. A multa de R$ 286 milhões referente à compra frustrada da Liquigás poluiu os números, mas, mesmo desconsiderando esse fator, o Ebitda teria caído 12% ano contra ano.

O desempenho da Ipiranga, de longe o maior negócio do grupo, foi o mais decepcionante. As margens despencaram, passando de R$ 124 por metro cúbico no primeiro tri do ano passado para R$ 108 neste ano, sinalizando que houve menos ganhos com importação de combustíveis e que o ambiente competitivo está mais acirrado.

Os números dispararam uma onda de revisões negativas. O UBS, que no papel ainda tem uma recomendação de compra com preço-alvo de R$ 84/ação, disse que vai revisar os números. O Credit Suisse se perguntou se ;a lua de mel acabou; e cortou o preço-alvo da ação de R$ 89 para R$ 77. ;Há algum ponto de inflexão próximo? Essa é a questão que o mercado tem se perguntado,; disseram os analistas do banco.

Nas demais divisões, o desempenho não foi muito superior: na Oxiteno, foram pressionados por baixos volumes e custos maiores, enquanto na Ultragaz, sem o pagamento das multas, o resultado operacional teria ficado estável.

A saída de Covre mostra que a Extrafarma, o braço de farmácias que teve início em 2013, está demorando para decolar. Foram abertas sete lojas no primeiro trimestre, totalizando 401 unidades em 13 estados. Mas o resultado operacional ainda ficou no zero a zero, com a contribuição negativa das lojas abertas nos últimos meses, que ainda não atingiram a maturidade.

No ano passado, a Ultrapar já havia frustrado as expectativas do mercado após a direção da empresa prever um crescimento de 10% do Ebitda e entregar um avanço de apenas 2%. Desde o começo de fevereiro, quando foram divulgados os resultados referentes a 2017, as ações já caíram 25%.

Números negativos

; Desde fevereiro, quando foram divulgados os resultados de 2017, as ações da Ultrapar despencaram 25%

; O lucro do primeiro trimestre foi de R$ 72,9 milhões, queda de 79,4% na comparação com os primeiros três meses de 2017

; O Ebitda (lucro antes de juros e impostos) foi de R$ 508 milhões, queda de 46% na comparação anual

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação