Economia

BC regulamenta oferta de títulos LIG pelas instituições financeiras

De acordo com a autoridade monetária, a medida é um passo importante na promoção do desenvolvimento do mercado de crédito imobiliário no Brasil

Hamilton Ferrari
postado em 04/05/2018 10:39
Nas próximas semanas, o BC também deve divulgar regulamentos complementares O Banco Central anunciou, na manhã desta sexta-feira (4/5), a regulamentação da Letra Imobiliária Garantida (LIG), que é um novo título de investimento que será ofertado pelas instituições financeiras.

De acordo com a autoridade monetária, a medida é um passo importante na promoção do desenvolvimento do mercado de crédito imobiliário no Brasil, que é um dos objetivos da Agenda BC%2b. Os bancos já podem oferecer o título ao investidor.

A LIG tem características de um ;covered bond;. ;Instrumento largamente utilizado no continente europeu e reconhecido pela sua robustez, como dupla garantia, proveniente da emissora e de uma carteira específica de ativos;, informou o comunicado.

Segundo o BC, o título tem potencial de complementar ;as fontes tradicionais de recursos para o setor imobiliário;, como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), podendo contribuir para o crescimento de financiamentos nos próximos anos, além de ampliar a participação de investidores estrangeiros.

O BC defende que o processo de regulamentação teve um amplo debate com entidades representativas do mercado financeiro. ;Durou cerca de três anos e resultou na edição de nove atos normativos, entre resoluções, circulares e cartas circulares;, informou a autoridade monetária.

Nas próximas semanas, o BC também deve divulgar regulamentos complementares, como os relacionados a regras de registro contábil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação