Economia

Aposentadoria por idade no INSS passará a ser feita só por site e telefone

A mudança foi anunciada pelo órgão na manhã desta quarta-feira (16/5) com o objetivo de "encurtar a distância" entre o segurado e o benefício

Hamilton Ferrari
postado em 16/05/2018 14:14
Atendimento não ocorrerá mais presencialmente
Os contribuintes terão que pedir aposentadoria por idade e salário maternidade por meio do site e do telefone do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir da próxima segunda-feira (21/5). A mudança foi anunciada pelo órgão na manhã desta quarta-feira (16/5) com o objetivo de ;encurtar a distância; entre o segurado e o benefício.

Na prática, não será mais possível agendar atendimento presencial para estes benefícios. O acesso será pelo site www.inss.gov.br ou via ligação para o telefone 135.

;Ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. A medida vale inicialmente para os benefícios de ;Salário Maternidade; e ;Aposentadoria por Idade urbanos;;, ressaltou o comunicado à imprensa.

O acompanhamento do pedido também pode ser feito pelas plataformas. O contribuinte só será chamado para ir à agência do INSS se necessário. ;Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância;, ressaltou o órgão.

O INSS garantiu que, com a mudança, ;não haverá mais falta de vaga; e, caso o cidadão precise ir a uma agência para apresentar algum documento, será atendido em uma unidade perto da sua residência. ;Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido;, defendeu.

O comunicado diz ainda que a tendência é de que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido. ;Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma;, antecipou o INSS.

Novos agendamentos


O órgão também anunciou que, a partir do dia 24 de maio, vários serviços ;que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo; serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135.

Confira os serviços que passarão a ser atendidos com agendamento:

> Alterar meio de pagamento

> Atualizar dados cadastrais do beneficiário

> Atualizar dados do Imposto de Renda ; Atualização de dependentes

> Atualizar dados do Imposto de Renda ; Declaração de Saída Definitiva do País

> Atualizar dados do Imposto de Renda ; Retificação de DIRF

> Cadastrar Declaração de Cárcere

> Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

> Cadastrar ou Renovar Procuração

> Cadastrar ou Renovar Representante legal

> Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

> Desistir de Aposentadoria

> Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à

> Pensão por Morte

> Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

> Reativar Benefício

> Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

> Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

> Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

> Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

> Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

> Transferir Benefício para outra Agência

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação