Economia

Caminhoneiros se reúnem com presidente da Câmara, Rodrigo Maia

A principal reivindicação dos motoristas é a diminuição do preço do diesel

Gabriela Vinhal
postado em 23/05/2018 17:52
O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia

Caminhoneiros se reúnem com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta quarta-feira (23/5), para tentar chegar a um acordo sobre o fim da paralisação da categoria, que começou na última segunda-feira (21/5). Antes da reunião, o grupo estava no Palácio do Planalto, em uma conversa com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Contudo, a discussão não avançou e um novo encontro foi marcado para quinta-feira (24/5).

A principal reivindicação dos motoristas é a diminuição do preço do diesel, mas foram discutidos também outros pontos como a redução do PIS/Cofins sobre o combustível e o fim da cobrança de pedágio dos caminhões que trafegam sem mercadoria e com eixos suspensos em rodovias federais sob concessão.

Nesta quarta, Maia disse esperar que o governo edite o decreto para zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o diesel ainda hoje. O pronunciamento foi feito depois de o ministro da Fazenda anunciar que só alteraria a Cide após a aprovação da reoneração pelo Plenário da Câmara.

O projeto de lei que trata sobre a reoneração da folha de pagamentos das empresas deve ser votado no máximo na próxima segunda-feira (28/5), de acordo com Maia. O objetivo é zerar as alíquotas da Cide e compensar as perdas de arrecadação tributária com a aprovação da reoneração.

A proposta está na Câmara dos Deputados desde o ano passado. Foi aprovada a urgência para colocá-la na pauta do dia, mas o relator, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), ainda não concluiu os principais pontos do texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação