Economia

FUP convoca petroleiros para greve nacional contra preços do gás de cozinha

Segundo a FUP, com "aval"do governo do presidente Michel Temer, Pedro Parente "mergulhou" o país numa crise sem precedentes

Hamilton Ferrari
postado em 26/05/2018 22:15
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados também convocaram a categoria para uma greve nacional de advertência de 72 horas. A intenção é de que o movimento dos petroleiros comece a partir de quarta-feira (30/5). As entidades pedem redução de preços do gás de cozinha e dos combustíveis e a saída ;imediata; do presidente da estatal, Pedro Parente.

Segundo a FUP, com ;aval; do governo do presidente Michel Temer, o gestor ;mergulhou; o país numa crise sem precedentes. ;A atual política de reajuste dos derivados de petróleo, que fez os preços dos combustíveis dispararem, é reflexo direto do maior desmonte da história da Petrobrás. Os culpados pelo caos são Pedro Parente e Michel Temer;, comunicou a entidade em nota.

[SAIBAMAIS]Neste domingo (27/5), a FUP garantiu que os petroleiros farão novos atrasos e cortes de rendição nas quatro refinarias e fábricas de fertilizantes que estão em processo de venda: Rlam (BA), Abreu e Lima (PE), Repar (PR), Refap (RS), Araucária Nitrogenados (PR) e Fafen Bahia.

Movimento


Nesta sábado, trabalhadores da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), unidade da Petrobras instalada em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, cruzaram os braços no turno de 8h a 16h de, em solidariedade ao movimento de greve dos caminhoneiros, informou o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS). Segundo a Petrobras, a operação não foi afetada. Isso porque os trabalhadores do turno anterior, de meia-noite às 8h, assumiram os trabalhos.

A diretora de comunicação do Sindipetro-RS, Élida Maich, informou que a paralisação foi decidida por cerca de 70 petroleiros reunidos na porta da Refap, na entrada do turno das 8h. A entrada da Refap foi bloqueada por manifestantes desde o início do movimento grevista dos caminhoneiros. Segundo a Petrobras, há bloqueios em várias refinarias, mas nenhuma unidade teve impacto na operação de produção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação