Economia

Na 12ª taxa positiva consecutiva, produção industrial sobe 0,8% em abril

De acordo com o IBGE, este indicador no acumulado de 12 meses é o maior desde maio de 2011, quando marcou 4,5%. A trajetória é ascendente desde junho de 2016

Hamilton Ferrari
postado em 05/06/2018 09:18
A produção de veículos automotores avança pelo terceiro mês consecutivo
A produção industrial de abril subiu 0,8% em relação à março. Já na comparação com o mesmo mês de 2017, a variação foi de 8,9%, o que representa a 12; taxa positiva consecutiva e a mais acentuada desde abril de 2013, quando registrou 9,8%. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (3/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado de abril, a indústria acumulou alta de 4,5% no acumulado do ano e 3,9% nos últimos doze meses. De acordo com o instituto, este indicador no acumulado de 12 meses é o maior desde maio de 2011, quando marcou 4,5%. A trajetória é ascendente desde junho de 2016.

Dos 26 ramos pesquisados pelo IBGE, 13 tiveram alta na atividade industrial de abril, na comparação com março. O maior destaque positivo são os produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (5,2%) e veículos automotores (4,7%). O segundo grupo avança pelo terceiro mês consecutivo, acumulando expansão de 8,7% no período.

Na contramão, o desempenho negativo fica por conta dos produtos de limpeza e higiene pessoal (-7,3%), máquinas e equipamentos (-3,1%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-4%) e produtos de borracha e de material de plástico (-2%).

De acordo com o IBGE, a produção de bens de consumo durável subiu 2,8%, mostrando um avanço mais acentuado em abril. Foi a terceira alta consecutiva, acumulando expansão de 7,8%. Os bens de capital avançaram 1,4%.

A indústria sobe 0,8% em abril depois de subir 0,1% em fevereiro e cair o mesmo percentual em março.

Faturamento

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda-feira (4/6) que o faturamento do setor aumentou 1,5% em abril na comparação com o mês anterior. O índice é livre de influências sazonais. No acumulado do ano, a alta é de 6,9%, enquanto a variação é de 12,2% no acumulado do ano.

;Os Indicadores Industriais de abril indicam que a indústria retomou sua recuperação, embora esse processo seja lento e ainda esteja longe de ser concluído;, ressaltou a CNI em comunicado à imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação