Ana Viriato - Enviada especial
postado em 05/06/2018 21:17
Santiago, Chile ; Mesmo a milhares de quilômetros do território brasileiro, empresários da América do Sul vivenciam a cultura do país na Fiexpo Latinoamerica, uma das principais feiras de Negócios do continente. Para ampliar os números do turismo corporativo, que atraiu 237 eventos internacionais ao Brasil em 2017, a Embratur investiu na promoção de experiências visuais e gastronômicas, garantidas entre as visitas ao estande montado na Casa de Piedra, em funcionamento nesta terça (5/6) e quarta-feira (6/6).
Entre os 18 expositores, há representantes das principais potencias do turismo de negócios no Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Alagoas e Santa Catarina. O Amazonas, que aposta no crescimento paralelo deste segmento e do ecoturismo, também apresenta os aspectos convidativos dos principais pontos do estado. Para reforçar o diálogo com o mercado e o convite ao estande, as quatro primeiras cidades realizaram pequenas apresentações a 130 compradores internacionais pela manhã, durante um café.
No encontro, a presidente da Embratur, Teté Bezerra, voltou a incentivar a união de destinos dos continentes em planos de viagem. ;O turismo de Negócios tem gerado cada vez mais visibilidade para a economia turística do nosso país. Portanto, apostamos na integração de roteiros de destinos dos países latino-americanos. A iniciativa amplia os ganhos de todos;, discursou.
Na Fiexpo, o bloco de 108 m; está decorado pelas cores verde e amarelo e por pequenos cubículos que guardam objetos de arte brasileiros. Entre os guichês, são oferecidos sabores conhecidos do país, como feijoada, pães de queijo e coxinha. À frente do estande, há um óculos de realidade digital, que mostra visões panorâmicas de destinos.
A ideia é que os visitantes se conectem ao Brasil enquanto recebem dados que comprovam o potencial dos estados, a exemplo de números da hotelaria e informações sobre espaços com capacidade para receber eventos de pequeno a grande porte. Apesar de ser a primeira potência do continente em relação ao turismo corporativo, o país ainda pode crescer a nível mundial, uma vez que ocupa a 16; colocação no ranking global.
Mais voos e destinos
Enquanto apresentava o Brasil como um bom anfitrião para eventos, Teté Bezerra buscou o fortalecimento de estratégias para ampliar a malha aérea que garante a conectividade ao país. Depois de conversar, na última segunda-feira (4), com representantes comerciais das companhias Gol e Avianca, a presidente da Embratur negociou com o diretor comercial da Amaszonas, Marcelo Rodriguez.
A companhia aérea boliviana realiza, atualmente, voos para Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. O intuito da empresa é se consolidar nestes mercados em 2018 e ampliar os destinos brasileiros no próximo ano. ;Avaliamos o que a Embratur pode fazer para que a procura por outros destinos cresça e, assim, novos voos fiquem disponíveis;, apontou Rodriguez.
*A repórter viajou a convite da Embratur