Economia

Tesouro suspende novo leilão programado para a semana que vem

Órgão amplia a leilões extraordinários de recompra de títulos pré-fixados e pós-fixados. Além de NTN-F, passa a comprar e vender NTN-B e LTN devido à instabilidade do mercado

Rosana Hessel
postado em 14/06/2018 20:11
Poucos minutos depois que o Banco Central anunciou uma nova intervenção no mercado de câmbio, prometendo injetar mais US$ 10 bilhões de contratos de swap cambial na próxima semana, o Tesouro Nacional divulgou uma nota, na noite desta quinta-feira (14/6), anunciando o cancelamento do leilão de venda de pré-fixados Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional, série F (NTN-F), que estava previsto para o próximo dia 21.

O órgão também ampliou os leilões extraordinários de recompra na semana que vem visando dar maior liquidez no mercado que continua de mau-humor, com o dólar de novo acima de R$ 3,80. Além de continuar com a recompra de NTN-F, o Tesouro incluiu nessa lista as LTNs e também a NTN-B, que são pós-fixadas e indexadas à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Desde 28/5, em meio à volatilidade maior do mercado devido à greve dos caminhoneiros e ao cenário externo mais adverso para emergentes, o Tesouro suspendeu os leilões tradicionais porque o mercado vinha cobrando juros cada vez mais altos para adquirir os títulos do governo. Desde então, o órgão só estava recomprando NTN-F, que pagam juros semestralmente, e começou a vender volume bem pequeno desse papel na semana passada.

Os vencimentos desse título que estão sendo negociados variam de janeiro de 2023 até janeiro de 2029. Na semana que vem, esse mesmo procedimento de recompra e venda será aplicado para NTN-B e para LTN. Esses papeis são, na maioria, de médio prazo. As LTN com vencimento de julho de 2020, de 2021, de 2022. Já as NTN-B que entraram na lista vencem em agosto de 2020, maio de 2021, agosto de 2022 e maio de 2023. O valor do volume de recompra e de venda será anunciado na véspera de cada leilão diário.

Já os títulos que tiveram o leilão da semana que vem cancelado, como a LTN, possuem vencimento em outubro de 2018, em abril de 2020 e em janeiro de 2022. As NTN-Fs suspensas tinham vencimento em janeiro de 2025 e de 2029. O Tesouro ainda informou que ;poderá ainda realizar leilões adicionais ao longo do dia, caso avalie ser necessário;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação