Publicidade

Correio Braziliense

União Europeia anuncia tarifas em retaliação aos Estados Unidos

%u201CNossa resposta é comedida, proporcional e totalmente de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)%u201D, disse o comunicado da comissária europeia do Comércio


postado em 20/06/2018 12:13

(foto: Emmanuel Dunand/AFP)
(foto: Emmanuel Dunand/AFP)
Em resposta ao protecionismo dos Estados Unidos (EUA), a União Europeia vai começar a tributar em 25% sobre US$ 3,2 bilhões sobre os produtos norte-americanos a partir desta sexta-feira (22/6). Entre as mercadorias estão bourbon e motocicletas. 

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira pela Comissão Europeia. “Nossa resposta é comedida, proporcional e totalmente de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, disse o comunicado da comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmström. “Se os Estados Unidos eliminarem suas tarifas, as nossa medidas também serão eliminadas”, completou.

A reação vem de encontro com a iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, que impôs taxas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados de países da União Europeia, Canadá e México. As novas tarifas entraram em vigor no dia 1º de junho.

O Brasil ficou isento da cobrança adicional sobre o aço, mas não evitou a taxação sobre o alumínio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade