Economia

Aeroporto de Brasília é eleito melhor terminal do país em 2017

Pesquisa do Ministério dos Transportes aponta primeira colocação com mais de 15 milhões de passageiros

Simone Kafruni
postado em 04/07/2018 18:12
Aeroporto JK
Os aeroportos de Brasília, Curitiba e Natal foram eleitos os melhores terminais e receberam, nesta quarta-feira (4/7), o prêmio Aeroporto %2b Brasil 2018. As premiações foram feitas com base nos resultados da pesquisa de satisfação dos passageiros realizada em 2017.

[SAIBAMAIS]O terminal da capital federal venceu as categorias de maior eficiência em check in, raio-x e controles migratório e aduaneiro dentre todos os aeroportos com capacidade para mais de 15 milhões de passageiros e foi o grande ganhador nessa classe. Natal foi escolhido entre os terminais com menos de 5 milhões de passageiros e Curitiba, entre 5 milhões e 15 milhões.

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada na Sala Vip do Aeroporto Internacional de Brasília, com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira. Segundo ele, o setor acumula 15 meses de recuperação e crescimento. ;No acumulado de 2018, a alta é de 3% e, nos últimos 12 meses, de 4%;, disse.

O levantamento era realizado com 15 terminais e foi ampliado. Agora, contempla os 20 maiores aeroportos brasileiros, por onde passam mais de 80% dos passageiros do país. ;Os resultados evidenciam a evolução do nível do serviço;, assinalou

O ministro afirmou que, em curto prazo, o setor de aviação saiu de "uma situação que era conhecida como caos aéreo para um padrão de excelência internacional". "Com a divulgação da pesquisa, damos transparência para o cidadão se manifestar e cobrar a melhoria dos aeroportos. Do ponto de vista técnico, a gestão pública pode acompanhar e exigir ações com bases sólidas. Quase todos os aeroportos usam nossos números para planejar suas ações estratégicas", ressaltou.

Apesar dos bons resultados, o ministro disse que é preciso olhar para frente. "Temos muitos desafios: assegurar os níveis de investimento, dar continuidade às obras estruturais, seguir o saneamento da Infraero e coroar o ano leiloando mais 13 aeroportos", destacou.

Também foram premiados os terminais de Curitiba como o melhor dos últimos cinco anos e de Manaus, como o que mais evoluiu nos últimos cinco anos. A Gol ganhou na categoria de restituição de bagagem mais rápida e a Azul, no check in mais eficiente. Na sua categoria, o terminal de Brasília ficou atrás de Guarulhos (SP) no quesito restituição de bagagem e do Galeão (RJ) nos itens de aeroporto mais confortável e com mais facilidades aos passageiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação