Economia

Indústria 4.0 deve gerar 30 novas profissões nos próximos anos

O armazenamento em nuvem e os dados são responsáveis pelas principais mudanças nas relações de trabalho

Bruno Santa Rita*
postado em 05/07/2018 19:15
Segundo o diretor geral do Senai, Rafael Lucchesi, nos próximos anos vão surgir um conjunto de novas tecnologias que vão redefinir o espaço de trabalho
A integração do mundo virtual com o mundo físico, denominada indústria 4.0, vai abalar as relações de emprego como se conhece hoje. De acordo com levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), 30 novas profissões que vão surgir em oito diferentes áreas. Os principais setores que sofrerão impacto no Brasil são o automotivo, alimentos, bebidas, máquinas e ferramentas, petróleo e gás, têxtil e vestuário, química e petroquímica, tecnologias da informação, comunicação e construção civil.

O trabalho foi realizado a partir do Modelo SENAI de Prospecção, que permite uma projeção no âmbito das tecnologias produzidas em um horizonte de 5 a 10 anos. Segundo o diretor geral do Senai, Rafael Lucchesi, nos próximos anos vão surgir um conjunto de novas tecnologias que vão redefinir o espaço de trabalho. ;Teremos que lidar com o ;big data;, que contém 90% de informação não interpretada produzida por sensores tecnológicos;, explicou.

;O que vão surgir são ocupações mais transversais;, sinalizou. Ele explica que, com esse avanço tecnológico, prédios inteligentes, que funcionam por meio de programações coordenadas via internet, serão comuns. Projetos como esse demandarão serviços de técnicos de informática para a manutenção do aparato tecnológico, por exemplo. ;Um técnico de informática para a internet vai ter mais facilidade em se colocar no mercado;, exemplificou.

Rafael Oening, de 24 anos, é analista de sistemas e trabalha atualmente em um site em que o cliente faz cotação de aluguel de carros. Dentro da tecnologia da informação, Rafael trabalha com o armazenamento e gerenciamento de informações em nuvem. ;O meu trabalho junta duas profissões. O analista de infraestrutura e o profissional de desenvolvimento de software;, explicou.
*Estagiário sob supervisão de

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação