Economia

IR: restituição é chance para quitar dívidas, aconselham especialistas

"Depois de colocar na ponta do lápis todos os gastos previstos até o fim do ano, a primeira coisa a pensar é utilizar o dinheiro no pagamento das dívidas e colocar a situação financeira da família em ordem", destacou o educador financeiro Jônatas Bueno.

Andressa Paulino*
postado em 10/07/2018 06:00
Leão do Imposto de Renda - IR abraça homem contribuinte

A Receita Federal liberou ontem a consulta do segundo lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018. Nesta etapa estão sendo contemplados 3,36 milhões de contribuintes, com a liberação de R$ 5 bilhões. O pagamento será feito em 16 de junho. Das pessoas com direito à restituição, mais de 1,5 bilhão são idosos com mais de 60 anos de idade, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Para quem ainda não sabe o que fazer com o dinheiro da restituição, especialistas afirmam que pode ser um bom momento para quitar dívidas em atraso.

Arte com dicas sobre restituição do Imposto de Renda;Depois de colocar na ponta do lápis todos os gastos previstos até o fim do ano, a primeira coisa a pensar é utilizar o dinheiro no pagamento das dívidas e colocar a situação financeira da família em ordem;, destacou o educador financeiro Jônatas Bueno. ;O dinheiro pode não ser muito, mas ajuda a quitar aquele empréstimo ou despesa que extrapolou o limite de gastos;, acrescentou.

De acordo com Bueno, a restituição pode servir também para realizar sonhos de médio ou longo prazos. ;Quem está com as dívidas em dia pode aproveitar o dinheiro para fazer uma viagem programada pela família, ou trocar o carro;, indicou. ;Vale também pensar além e investir os recursos em aplicações financeiras que vão contribuir para alcançar projetos maiores, como a compra da casa própria;, afirmou.

Problemas no site
Apesar da liberação, contribuintes que tentaram consultar o segundo lote da restituição do IRPF encontraram dificuldades para acessar o site da Receita ontem de manhã. De acordo com a assessoria do órgão, o site encontrava-se fora do ar devido ao grande número de acessos, mas à tarde, a situação já estava completamente normalizada.

A orientação é que o contribuinte tente o acesso por mais de um navegador. Caso o problema persista, a consulta pode ser feita também pelo Receitafone (146). Durante a ligação, basta escolher a opção 3. Se o contribuinte desejar informações sobre o lote residual de 2016, é preciso digitar o número 16.

* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação