Economia

Com 34 mulheres-piloto, Avianca celebra empoderamento feminino na companhia

Empresa conta com mulheres em 42% do total de vagas. Além disso, 32% delas ocupam cargos de liderança

Paula Pacheco/Estado de Minas
postado em 13/07/2018 06:00
Avianca passa a ser a 7ª companhia aérea no mundo em participação feminina na função de piloto
São Paulo ; Há 15 anos, a carioca Paula Babinski, 33, poderia ser encontrada no check-in do aeroporto e cuidando do embarque de passageiros. Dois anos depois, ela começou a investir em uma nova carreira, de piloto de aeronaves. Na época, era a única mulher da turma e chegou a ouvir piadinhas do tipo ;vai pilotar fogão;.

Como o mercado da aviação comercial passou por um período sem crescer muito, levou tempo até que conseguisse acumular as horas de voo para se tornar copiloto e depois comandante de um avião comercial. Há dois anos, ela trabalha na Avianca e nesta semana pôde participar da formatura da primeira turma de pilotos exclusivamente formada por mulheres. ;Sinto que não estou sozinha. Por muito tempo minha carreira foi solitária de parceiras;, diz.

Paula explica que não há nenhuma diferença técnica entre um homem e uma mulher no comando de uma aeronave. Mas acredita que as profissionais nessa área levam mais sensibilidade para a cabine. Logo que começou a pilotar aviões comerciais, em 2011, a comandante teve de passar por uma situação tensa. Um passageiro desembarcou do avião pouco antes da decolagem ao perceber que uma mulher estava no controle.

;Felizmente, muita coisa mudou de lá pra cá e este foi o único caso negativo. Na maioria das vezes, a reação é muito positiva. Uma vez, uma senhora veio até mim e disse que sabia que era uma mulher no comando porque o pouso foi muito bom;, lembra.

Hoje, Paula pode pilotar um Airbus A320. Seu sonho é ser promovida a um equipamento maior, o A330, com capacidade para voos internacionais. ;Além disso, quero muito que chegue o dia em que não será mais algo extraordinário ter uma mulher no comando de um avião, mas, sim, algo corriqueiro;, diz.

A Avianca conta com mulheres em 42% do total de vagas. Além disso, 32% delas ocupam cargos de liderança. No evento da última quarta-feira, a companhia aérea formou pela primeira vez na história da aviação nacional uma turma de pilotos composta apenas por mulheres, 16 profissionais ao todo. A iniciativa faz parte do programa Donas do Ar, que promove a equidade de gênero no ambiente de trabalho e, entre as atividades, leva essas profissionais para darem palestras em escolas públicas. ;Falamos para as meninas e meninos que a nossa profissão não depende de sexo, classe social ou etnia;, conta Paula.

Antes de o programa começar, apenas 1,6% dos pilotos da empresa eram mulheres. Agora, conta Frederico Pedreira, presidente da Avianca, esse número sobe para 5%, ou 34 profissionais.

Ranking mundial

Com esse percentual, a Avianca passa a ser a sétima companhia aérea no mundo em participação feminina na função de piloto de aeronaves e a primeira entre as empresas brasileiras. Pedreira pretende aumentar esse número, mas admite que não é fácil pela falta de mulheres com formação na área. ;Do total de currículos que recebemos para a função, menos de 5% são mulheres. Nosso desafio é tornar a carreira mais atraente e chegar a 30% de mulheres já na fase de treinamento;, prevê o executivo.

Pedreira lembra que tradicionalmente o ambiente da aviação é dominado por homens, mas o executivo acredita que a divulgação de programas como o Donas do Ar pode ajudar a diminuir essa desigualdade no setor e atrair mais mulheres. A empresa não tem planos para novas turmas de pilotos formadas apenas por mulheres. A proposta com esse grupo era, segundo o presidente da Avianca, ;fazer ruído com o objetivo de atrair o interesse de outras profissionais por essa atividade;.

A expectativa de Pedreira é levar a iniciativa para outros países onde a Avianca atua. Para o executivo, é uma ação positiva para promover a diversidade de gênero na companhia. ;Se o sonho das mulheres que lerem esta reportagem é serem pilotos, que tenham muita força. Vocês podem!”, garante o presidente da companhia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação